Por onde começar na Prática?

A PLANINHA DE ORÇAMENTO PARA BAIXAR ESTÁ NESTE POST LÁ EMBAIXO ⇓

************************************************************************

Na prática, é preciso começar organizando o Fluxo de Caixa e o Orçamento pessoal:

1. Prepare o seu fluxo de caixa, ele deve mostrar as suas receitas e os seus gastos já realizados, é o seu passado;

2. Depois projete para o futuro, o que você espera receber e gastar daqui para a frente, esse é o seu orçamento;

3. No seu fluxo de caixa você consegue identificar onde gastou muito e pode cortar para não estourar o orçamento de novo;

4. Você não tem controle sobre o fluxo de caixa porque ele já aconteceu, mas pode ter controle sobre o orçamento, porque esse é o seu futuro e você pode escolher o quer que aconteça!

Segue abaixo uma planilha ilustrativa que você pode usar como base para montar o seu próprio fluxo de caixa e orçamento. Ela tem algumas contas abertas para você ver como deve fazer com os grandes grupos de contas.

Plan flx cx

Lembre-se de que o valor que você destina a sua reserva financeira sai do seu fluxo de caixa e entra no seu balanço patrimonial, quer dizer que ele deixa de fazer parte da sua conta corrente e passa a fazer parte do seu patrimônio! Não é para mexer neste dinheiro, a não ser para usá-lo para realizar o gasto específico ao qual ele se destina, se não você nunca irá conseguir compor a poupança que precisa para realizar os seus sonhos!

Quanto mais cedo (jovem) você começar a poupar, mais rápido irá realizar os seus sonhos!

************************************************************************

Atualização de Exemplo de Planilhas em 30/06/2015 – No “Fluxo de Caixa” considere as suas saídas de caixa para composição da Reserva Financeira (poupança) em primeiro lugar, e lembre-se de que tudo que vai para a Reserva Financeira passa a compor o seu Patrimônio Pessoal, que é demonstrado no relatório “Balanço Patrimonial”:

Flx CxBalanço Patrimonial 2

O Fluxo de Caixa representa as receitas/despesas/poupança durante um período de tempo (mensal, semestral, anual), e o Balanço Patrimonial mostra a fotografia do Patrimônio Pessoal em uma determinada data, porque ele muda todos os dias, conforme o Valor de Mercado dos Ativos que compõe a carteira de investimentos e também conforme a pessoa vai pagando suas dívidas, diminui o valor do Passivo.

A diferença das duas planilhas: a primeira começa com a Receita Líquida, que é o dinheiro que de fato entra na sua conta-corrente, e a segunda trabalha com a Receita Bruta, que é o salário que está no holerite, e você coloca depois todas as deduções ao longo da planilha, tanto na parte de construção do patrimônio quanto nas despesas, porque esse dinheiro está saindo do seu bolso, embora não passe pela sua conta-corrente. A primeira planilha é mais simples e a segunda mais completa.

Planilha Flx Cx – baixe esta planilha e use como modelo para iniciar a sua própria, ela é um exemplo.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s