Informação interessante

Nesta semana aconteceu em São Paulo o segundo evento da série Valor PME (Pequenas e Médias Empresas) que tratou sobre Empreendedorismo.

Dentre os excelentes palestrantes, a maioria líder em seus segmentos de atuação e que falou sobre sua experiência como empreendedor, uma explanação que me chamou bastante a atenção foi a do Oskar Metsavaht, da Osklen. Ele falou que empreender é um estilo de vida, e chamou a atenção para a Sustentabilidade, assim como outros palestrantes também trataram desta questão, que hoje é um ponto chave na visão da maioria deles.

Para o Oskar, o Brasil tem a oportunidade de se desenvolver com sustentabilidade, que é a cultura do séc. XXI, e o diferencial brasileiro é a conjugação de criatividade com sustentabilidade. O que o mundo quer de nós é o Brazilian Soul: o nosso jeito de ser, alegre, feliz, charmoso, sensual, sexy. O brasileiro conquista pela sedução. Por isso não temos que copiar as coisas de fora, temos que olhar para dentro e fazer o melhor com o que temos aqui. Já somos globalizados culturalmente pelo mix étnico da formação da nossa população. Precisamos apenas aprender a tangibilidade disso tudo para colocar em prática da melhor maneira possível.

Na visão dele, o potencial do Brasil está em:
– Soluções criativas
– Design novo (fresh)
– Linguagem universal
– Desenvolvimento sustentável
– Qualidade internacional

Created in Brazil = New Luxury → desejado pelo mundo inteiro

Isso é ou não é inspirador??? Voltei a acreditar que somos sim o país do futuro! 😉

Valor PME 2014

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em Outras Coisas ;-) e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Informação interessante

  1. Márcio Camargo disse:

    Lavínia, vejo como um dos maiores desafios do Brasil a urgente necessidade de conjugar esse nosso jeito de ser “alegre, feliz, charmoso, sensual, sexy”, já devidamente reconhecido como uma qualidade do brasileiro, com aquilo que nos falta, porque não valorizamos na mesma medida, que é ser sério, honesto, coletivo, estudioso e trabalhador. Eis o desafio… Se conseguirmos isso seremos um povo imbatível. Teremos criatividade e sensualidade com qualidade e ética. É um sonho!!! Abraços.

    Curtir

    • Pois é Márcio, é justamente esse o nosso desafio!
      No ano passado estive no Vale do Silício, na Califórnia, berço de tantas empresas inovadoras que conhecemos e usamos os produtos diariamente, e fiquei bastante impressionada com a diversidade cultural e empenho das pessoas que vivem ali. Quase não se vê americanos, mas pessoas de todas as partes do mundo, e parece que respiramos inovação nas ruas! As pessoas são criativas e colaborativas. Existe sim um ambiente de competição, mas colaborativo, porque eles sabem que não irão chegar a nenhum lugar sozinhos.
      Por isso acho que nosso maior desafio é mudar os sistemas de crenças e valores da sociedade brasileira, porque somos sim o país do futuro, mas só vamos fazer o futuro virar hoje se conseguirmos transmitir a todos o valor do trabalho, e se as qualidades que você colocou acima – seriedade, honestidade, coletivo, estudioso e trabalhador – passarem a fazer parte do DNA da população brasileira. Isso não é sonho, temos que trabalhar por isso!
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s