Como fazer escolhas? A diferença entre Querer e Precisar

A linha que separa o querer e o precisar é bastante tênue, por isso é muito importante compreendê-la para conseguir controlar da melhor maneira possível as nossas finanças pessoais.

O querer vem do desejo de possuir alguma coisa, e precisar, como o próprio nome diz, refere-se a alguma coisa que você de fato precisa.

O desejo é despertado pelas propagandas, vitrines dos shoppings, amigos e outras pessoas de nosso círculo social. É quando vemos alguma coisa pela qual sentimos uma atração muito grande e naquele instante achamos que precisamos possuir aquilo se não não poderemos mais viver. Mas todos sabemos que isso não é verdade. Que se você for para casa e fizer outras coisas vai acabar esquecendo aquele objeto de desejo momentâneo.

Precisar é quando você está se arrumando para sair e fica pensando como seria bom ter uma peça X que você não tem e que gostaria muito de usar com a roupa está usando hoje, como por exemplo um cardigã de cashemere preto. Ou um cinto da cor Y. Anote sempre que você tiver esses insights, isso pode ajudar a guiar suas compras na próxima vez que você for ao shopping para comprar coisas que você de fato precisa, e não coisas de desejo momentâneo que vão custar uma fortuna e depois você pode acabar não usando e vão virar dinheiro jogado no lixo.

Cuidado também com as liquidações, muitas vezes compramos coisas só porque estão baratas, e acabamos não usando depois, então vale usar a técnica do precisar também para guiar as suas compras durante as liquidações, para aproveitá-las da melhor maneira, que é comprando coisas que você precisa, por um preço mais baixo.

Compreender a diferença entre querer e precisar é importante para trazer para a consciência onde e como você gasta seu dinheiro, porque só assim é possível controlar melhor o seu impulso de consumo, porque você passa a prestar atenção no que está fazendo e pensa antes de consumir, usando seu dinheiro de uma forma melhor, uma vez que você passa a escolher o que de fato precisa.

Essa técnica também pode ser usada para as compras no supermercado, é importante fazer uma lista em casa com os produtos e quantidades que você precisa, e quando for às compras, se controlar para comprar apenas aquilo que está na lista. Dessa forma você consegue economizar e evitar o desperdício.

Vamos consumir de forma consciente!

Boas compras!!!

11184456_917854244947472_1130625051_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 4. Educação Infantil e marcado . Guardar link permanente.

6 respostas para Como fazer escolhas? A diferença entre Querer e Precisar

  1. Victoria Martins disse:

    Mto Bom!!!! Pura verdade!!!!!

    👏👏👏👏👏👏👏👏

    Enviado via iPhone

    >

    Curtir

  2. Maravilha!!! Dificil decidir, porém essencial!!! Parabéns seu blog está excelente e util na vida prática!!

    Curtir

  3. Sinei disse:

    Verdade, as vezes o impulso nos leva a comprar algo desnecessário , muito bom o seu artigo!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s