Você já ouviu falar sobre RETORNO REAL?

Retorno Real é o que de fato mostra o retorno dos seus investimentos, é o resultado depois de descontado o valor da inflação e de todos os custos para se fazer os investimentos.

Se o número for positivo, isso é bom, pois ele mostra que de fato o seu investimento foi capaz de repor a perda de poder de compra do seu dinheiro provocado pela inflação. Já se o número for negativo, isso é ruim, porque mostra que a inflação foi maior que o resultado obtido pelo seu investimento financeiro, e quer dizer que o seu patrimônio perdeu poder de compra.

No Brasil, o mercado financeiro usa ancoragem em benchmark, que é a comparação relativa aos índices médios de mercado, que mostram retornos médios de alguns tipos de investimentos, como o CDI para a Renda Fixa, e o Ibovespa para as ações negociadas na bolsa de valores. Se o seu gerente falar que um investimento rendeu X% sobre o CDI, isso nada mais é do que o seu investimento rendeu X% em relação à média do mercado. Mas no fim do dia, isso não quer dizer nada, porque isso não mostra nada de REAL para o investidor!

A cultura do mercado financeiro brasileiro usa a ancoragem em índices para não mostrar aos investidores qual é o seu REAL ganho ou perda com o investimento financeiro. Isso mascara o desempenho dos produtos financeiros ofertados ao mercado, e só vai mudar quando os investidores exigirem de seus prestadores de serviços que mostrem à eles seu RETORNO REAL.

11377585_386271854898741_523069059_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s