Dinheiro traz felicidade?

A resposta para a famosa pergunta, que muita gente gosta de insistir que é não, na verdade é SIM!

Dinheiro tem o poder de facilitar a nossa vida, e de comprar momentos de felicidade, seja um cafezinho, um sorvete, um jantar com amigos ou um grande sonho como uma viagem ou uma casa.

A verdadeira questão é que tudo tem um custo de oportunidade. O dinheiro é completamente fungível (que se gasta e se consome com o primeiro uso, quer dizer, ele é trocável, e quando você vê, ele já foi embora!), então, cada centavo gasto em uma coisa poderia ser gasta em outra, e a verdadeira questão é se essa outra coisa nos faria mais felizes, então depende de nós escolher o que é prioridade na nossa vida.

O que as pessoas fazem com seu dinheiro é uma escolha, e as escolhas refletem as prioridades de cada um. O dinheiro gasto em uma coisa, é dinheiro não gasto em outra coisa, e essas escolhas têm suas consequências para a nossa felicidade e a felicidade das pessoas que amamos (pais, filhos, companheiros…).

Então, antes de gastar seu dinheiro, pense bem em o quê mais poderia ser feito com este valor que você está prestes a gastar, e pense bem qual é a sua prioridade! A única forma de controlarmos melhor o uso do dinheiro no dia-a-dia é prestando atenção ininterruptamente sobre o que estamos fazendo com ele, e tendo consciência das nossas escolhas. Felicidade é resultado de escolhas conscientes!

No livro “All the money in the world – what the happiest people know about wealth” de Laura Vanderkam, a autora sugere um exercício feito em uma pesquisa para medir o quanto o dinheiro trás ou não felicidade, que podemos fazer em casa: um “Diário do Dinheiro”, onde você anota todo o seu relacionamento com dinheiro, e o que sente durante o acontecimento de cada evento de receita ou despesa. Assim, depois de um tempo, você será capaz de perceber as atividades que lhe trazem mais prazer e as outras que não trazem, e conseguir priorizar o que é importante para você e otimizar o uso do seu dinheiro para comprar felicidade!

11380301_1455248754798198_1602297424_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s