Use Crédito com Responsabilidade

O Crédito, que é o empréstimo feito em qualquer instituição que ofereça dinheiro emprestado, ou pagamento parcelado, deve ser usado com responsabilidade.

O principal item que se deve levar em consideração ao fazer um empréstimo, ou ao se comprometer com um pagamento parcelado, é a sua capacidade de pagar por ele. É importante se organizar para que as parcelas do pagamento caibam dentro do seu orçamento mensal sem enforcá-lo, quer dizer, sem restringir a sua capacidade de fazer outros pagamentos necessários no seu dia-a-dia.

É importante notar que todo empréstimo tem um custo, que é a taxa de juros, o que encarece o produto/serviço final que você estiver consumindo. Vale lembrar que sai mais barato poupar e pagar à vista do que parcelado, mas em alguns casos, o próprio mercado incentiva o cliente a pagar parcelado, porque não dá desconto para o pagamento à vista. Neste caso, o melhor é pagar parcelado mesmo, mas saiba que os juros já estão incluídos no preço final do produto/serviço.

No mercado financeiro não existe nada grátis, não existe pagamento parcelado sem juros. Os juros do empréstimo são sempre mais alto do que o quê você ganha no investimento financeiro, porque a diferença é o lucro da instituição financeira.

Quem toma empréstimo para consumir está pagando o preço de sua desorganização financeira. Planejar seus passos permite fazer escolhas não só “do quê” consumir, mas também de “como” consumir, para usar de uma forma melhor os seus próprios recursos financeiros.

É claro que o crédito não é de todo ruim, pois ele permite às pessoas possuir coisas de forma mais rápida do que conseguiriam apenas poupando, o X da questão está na gestão do “desejo de consumo x tempo x capacidade de poupança x capacidade de pagamento”.

Desde que seja feito de forma consciente e organizada, o crédito existe para permitir ter uma melhor qualidade de vida no presente. Mas será que ele não está comprometendo o seu futuro? Pense nisso! 😉

11352399_482151268607312_2094767651_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.2. Crédito / Dívida e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s