Mindfulness e o Brasil

Amados Amigos,

Como alguns sabem, estive recentemente nos EUA estudando Mindfulness, que é a atenção plena, viver no momento presente. Lá isso já é considerado uma ciência que pode ser praticada através de qualquer atividade que requeira a atenção completa no momento presente, como a prática de mantras, meditação, respiração, atividades físicas ou situações de tomada de decisão. Qualquer atividade que exija a atenção plena no momento da prática e que impede a mente de especular, pensando sobre o passado ou o futuro, é considerada uma atividade de Mindfulness.

A prática mais difundida por lá é a meditação, e o Dr. Jon Kabat-Zinn, Ph.D pelo MIT, provou que a prática regular de meditação reduz a Amígdala, a parte do cérebro responsável pela reação, e aumenta o Córtex Pré-frontal, a parte responsável pelo pensamento, onde surgem as ideias e onde podemos escolher a ação a tomar, ao invés de reagir. Nas palavras de Ronit Herzfeld, criadora do aplicativo Awareness, que rastreia as emoções que as pessoas sentem ao longo do tempo, a prática de Mindfulness nos permite “passar da reação para a criação”.

Por que estou falando sobre isso? Porque para explicar o funcionamento da Amígdala, eu tenho usado a metáfora do Sapo. Se você jogar um sapo em uma panela com água fervente, ele pula automaticamente, isso é uma reação da Amígdala. Agora, se você colocar o sapo em uma panela com água fria e coloca-lá no fogo, ele morre cozido lá dentro, porque não tem a reação de pular para fora. Cada parte do cérebro tem a sua função, a função da Amígdala é nos proteger de situações de risco, enquanto o Córtex Pré-frontal é responsável pelo intelecto, mas se ficamos pensando demais, imaginando o passado ou o futuro, podemos não perceber o que ocorre ao nosso redor e perdemos oportunidades no momento presente. A prática de Mindfulness é o exercício do cérebro, o que nos permite dominar o pensamento e focar no que desejamos desenvolver.

Dito isto, gostaria de fazer um paralelo com a atual situação que estamos vivendo no Brasil hoje: quando nações ou povos passam por uma situação de choque, como um tsunami, um terremoto, ou um ataque terrorista (vide Torres Gêmeas em NY 11/09/2001), acontece uma reação em conjunto, proporcionada pela Amígdala da comunidade, que age em prol da recuperação para o bem de todos. Já em situações como a que vivemos no Brasil hoje, ocorre o mesmo que com o sapo sendo cozido na panela. Temos um partido terrorista comendo pelas beiradas, implantando o socialismo na surdina, promovendo o separatismo, o ódio e a luta de classes, em prol de se manter no poder. O PT está nos cozinhando vivos e muita gente não quer ver isso. Seu Cortex Pré-Frontal foi cegado pela sedução e palavras de ordem de um partido sem ética e com valores distorcidos que quer destruir a nossa economia e liberdade.

Não existe crescimento econômico com a deturpação de valores promovida pelo PT, não existem países modernos onde apenas metade da população trabalha para sustentar a outra metade que não faz nada. Não existe a possibilidade de diálogo com ditadores mentirosos que querem enriquecer enquanto empobrecem seu povo, ridicularizam pessoas éticas e valorizam o não trabalho e a não educação, usando isso como ferramentas para se manter no poder.

Voltar dos EUA nos causa dissabor, primeiro pela apreensão ao passar pela Receita Federal. Por que temos o limite de USD$ 500,00 para compras no exterior??? Quem inventou isso? De onde vem esse valor que é o mesmo a mais de 20 anos, desde que eu me conheço por gente? Depois nos deparamos com todos os problemas sócio-econômicos que encontramos por aqui e não precisam ser enumerados. Por que não podemos fazer igual aos países ricos e construir um lugar bacana para vivermos? O que há de errado em ter coisas legais e frequentar lugares legais? Por que o Lula foi dormir na suíte presidencial do Copacabana Palace???????

O ódio entre classes promovido pelo PT é um atraso sem tamanho. Ao invés de dar educação para o povo e ensiná-lo a trabalhar, para que ele possa crescer, construir um país melhor e poder comprar o que quiser com o fruto do próprio esforço, o PT destruiu a nossa educação, está cateczando nossas crianças fomentando seus valores deturpados, e está mantendo grande parte da população à margem com seus programas assistencialistas que não possuem uma porta de saída através da exigência de contrapartida e do estímulo ao crescimento de seus participantes. Além disso, estimulou como nunca o crédito, promovendo o endividando da população de forma irresponsável, sem dar educação financeira. E como sempre, quem paga a conta somos todos nós, e quem se ferra cada vez mais são as classes menos favorecidas, que já estão bancarizadas e pagam as maiores taxas de juros do mercado. O mercado financeiro não é o vilão da história, o mercado financeiro promove o encontro entre investidores e tomadores de empréstimo, possibilitando que as pessoas realizem seus sonhos, quando sabem gerenciar suas finanças pessoais. Enquanto isso, o Lula vai para Paris de 1ª classe, dorme na suíte presidencial dos melhores hotéis do mundo, e ridiculariza a oposição banana que não faz nada. Chego mesmo a pensar que o PSDB é comprado pelo PT para não fazer nada.

Estamos carentes de LÍDERES!!!

Quem será o nosso Salvador da Pátria????? Como vamos sair dessa agora??? Pense nisso!

Em tempo: a prática da atenção plena é a única forma de promover mudanças de comportamento, é o que ajuda a desenvolver disciplina, inclusive na questão de como lidamos com dinheiro.

Lavínia Martins, CFP®

http://www.laviniamartins.com.br

via-corteza-prefrontal-amc3adgdala

 

Amigdala 1

Mercado Financeiro x Economia Real 3

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Mindfulness e o Brasil

  1. Eduardo Farah disse:

    Excelente a sua explicação sobre Mindfulness e o paralelo com o sapo. Gostei! Parabéns!

    Curtir

  2. marcos disse:

    Muito bom, tenho praticado Mindfulness e estou satisfeito (bastante) com os resultados. Sobre nossa situaçao atual vale a pena conhecer o Partido NOVO
    http://novo.org.br/
    https://www.facebook.com/partidonovo

    Curtir

    • Oi Marcos,

      Obrigada pelo comentário, eu já conheço o partido NOVO e ajudei a colher as assinaturas para a sua fundação! Espero que a autorização para funcionamento saia em breve e que ele seja de fato o instrumento de mudança de que tanto precisamos!

      Abraço, Lavínia

      Curtir

Deixe um comentário