O objetivo do investimento financeiro é guardar a sua poupança enquanto ela não é consumida na forma dos seus sonhos e objetivos, como comprar uma casa, fazer uma viagem, ou ter uma vida digna na velhice.
Ele também serve para repor o poder de compra do seu dinheiro, que é corroído pela inflação ao longo do tempo.
Por isso é sempre importante verificar se o produto, ou a cesta de produtos financeiros que você escolheu para guardar a sua poupança, está sendo realmente capaz de repor o seu poder de compra. Para isso você precisa verificar sempre quanto dinheiro tem depois de descontar (subtrair) todos os custos de fazer o investimento financeiro (taxa de administração, taxa de performance, corretagem, impostos) e a inflação. Essa é a sua base. Ela é maior ou menor do que o valor inicial do seu investimento? Se o valor for menor, você está perdendo dinheiro, se for maior, você está conseguindo realizar o objetivo de repor o seu poder de compra ao longo do tempo.
Preste sempre atenção nisso!
Muita gente acha que é fácil ganhar dinheiro no mercado financeiro, mas não se engane: só ganha dinheiro no mercado financeiro quem vive para isso, estuda muito, acompanha as notícias em tempo real, e sabe antever o rumo das coisas. São pessoas capazes de fazer um pouco de futurologia e escolher os melhores investimentos.
Agora, se você trabalha em outra atividade, não espere ganhar rios de dinheiro no mercado financeiro. É mais importante ter um esforço de poupança grande, quer dizer, poupar bastante dinheiro, ou o máximo que você conseguir, do que esperar que o seu dinheiro terá um rendimento extraordinário, porque dificilmente ele terá. Muitos livros falam sobre o poder dos juros compostos, mas mesmo os investimentos em renda fixa, que são beneficiados pelo rendimento dos juros compostos, correm risco de mercado, e podem provocar a perda de dinheiro pela simples mudança da taxa de juros da economia.
Então ajuste a sua expectativa à sua realidade e acompanhe com consciência o desempenho dos seus investimentos, para poder reorganizá-los sempre que for preciso!
Bons investimentos! 😉