Por que devemos fazer investimentos financeiros?

O objetivo do investimento financeiro é guardar a sua poupança enquanto ela não é consumida na forma dos seus sonhos e objetivos, como comprar uma casa, fazer uma viagem, ou ter uma vida digna na velhice.

Ele também serve para repor o poder de compra do seu dinheiro, que é corroído pela inflação ao longo do tempo.

Por isso é sempre importante verificar se o produto, ou a cesta de produtos financeiros que você escolheu para guardar a sua poupança, está sendo realmente capaz de repor o seu poder de compra. Para isso você precisa verificar sempre quanto dinheiro tem depois de descontar (subtrair) todos os custos de fazer o investimento financeiro (taxa de administração, taxa de performance, corretagem, impostos) e a inflação. Essa é a sua base. Ela é maior ou menor do que o valor inicial do seu investimento? Se o valor for menor, você está perdendo dinheiro, se for maior, você está conseguindo realizar o objetivo de repor o seu poder de compra ao longo do tempo.

Preste sempre atenção nisso!

Muita gente acha que é fácil ganhar dinheiro no mercado financeiro, mas não se engane: só ganha dinheiro no mercado financeiro quem vive para isso, estuda muito, acompanha as notícias em tempo real, e sabe antever o rumo das coisas. São pessoas capazes de fazer um pouco de futurologia e escolher os melhores investimentos.

Agora, se você trabalha em outra atividade, não espere ganhar rios de dinheiro no mercado financeiro. É mais importante ter um esforço de poupança grande, quer dizer, poupar bastante dinheiro, ou o máximo que você conseguir, do que esperar que o seu dinheiro terá um rendimento extraordinário, porque dificilmente ele terá. Muitos livros falam sobre o poder dos juros compostos, mas mesmo os investimentos em renda fixa, que são beneficiados pelo rendimento dos juros compostos, correm risco de mercado, e podem provocar a perda de dinheiro pela simples mudança da taxa de juros da economia.

Então ajuste a sua expectativa à sua realidade e acompanhe com consciência o desempenho dos seus investimentos, para poder reorganizá-los sempre que for preciso!

Bons investimentos! 😉

11334580_1612286409013747_460899001_n11377585_386271854898741_523069059_n11373932_647367702064942_956678335_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s