Entendendo o Planejamento Financeiro

Texto originalmente escrito em Julho/2011:

Recebi outro dia um texto do Max Gehringer intitulado “Viver ou juntar dinheiro?” onde ele transcreve um texto recebido de um ouvinte de seu programa na CBN comentando um artigo que leu em alguma revista sobre como economizar.

No texto o ouvinte comenta que não concorda com a recomendação de alguns consultores financeiros sobre como cortar alguns gastos diários pode deixar as pessoas “ricas”, e diz que prefere viver bem, consumindo o que tem vontade, do que “ficar rico” e deixar de viver, para talvez, consumir as coisas que tem vontade quando ficar velho, sem ter vivido a vida.

O que eu gostaria de comentar é que o Planejamento Financeiro deve ser usado para alcançar sonhos de alto valor aquisitivo. Como o próprio nome diz: é preciso se planejar financeiramente para alcançar objetivos.

Quando um consultor financeiro indica de forma genérica a redução da quantidade de cafezinhos diários consumidos, ele não está dizendo para a pessoa deixar de tomar café, e sim para reduzir a quantidade de café consumida, como uma forma de poupar algum dinheiro.

O ato de poupar pelo simples desejo de juntar dinheiro, pensando em ficar rico, pode ser um objetivo, no entanto, no Planejamento Financeiro, indicamos que as pessoas tenham sonhos e que precifiquem seus sonhos, como forma de determinar um objetivo a ser alcançado. O objetivo dá sentido ao ato de poupar e a pessoa deve procurar alternativas no seu dia-a-dia para ter sobra de dinheiro para a poupança.

O ideal é pensar primeiro nos sonhos de consumo (um carro, uma casa, a festa de casamento, a pós-graduação etc), identificar o custo atual de cada um dos sonhos, pensar no tempo em que gostaria de consumi-lo, e então identificar o valor mensal a ser poupado para a realização de cada sonho. O valor total das poupanças deve ser investido logo que a pessoa recebe seus rendimentos, para que este valor não se perca ao longo do mês com os gastos supérfluos do dia-a-dia.

Quando dizemos para economizar um cafezinho por dia, é uma forma metafórica de mostrar às pessoas como é fácil viabilizar seus sonhos de consumo.

Vale ressaltar que um dos objetivos do Planejamento Financeiro é justamente permitir que as pessoas alcancem o padrão de vida desejado, da forma mais inteligente possível: ao invés de fazer financiamentos e pagar juros abusivos, deve-se poupar e investir, e consumir o objeto de desejo quando já tiver o dinheiro disponível. O custo financeiro desta alternativa é mais barato, mas exige um maior esforço e disciplina no controle dos gastos diários, para não ceder às tentações de consumo imediato e entrar no crédito rotativo do cartão de crédito ou no cheque especial.

Planejar os gastos com antecedência permite ter um controle maior sobre as finanças pessoais, e desta forma pode-se realizar um maior número de sonhos e ter uma vida mais realizada e feliz.

O objetivo principal do Planejamento Financeiro não é fazer de ninguém um milionário, embora esse possa ser o objetivo de algumas pessoas, mas sim permitir que as pessoas tenham o padrão de vida que sonham ter, e possam consumir sempre quantos cafezinhos lhes fizer feliz até o final de sua aposentadoria. Economizar um cafezinho por dia pode permitir que a pessoa tenha uma melhor qualidade de vida na velhice.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s