No Brasil ainda existe muito preconceito contra o uso de Seguros, normalmente as pessoas acham caro e acham que não serve para nada porque acreditam que vão levar calote na hora de receber o dinheiro, mas os Seguros são um importante instrumento de Planejamento Financeiro e existem algumas regras que precisam ser observadas antes da contratação de um seguro:
1. Verifique a idoneidade da empresa seguradora, tenha certeza de que é uma empresa idônea e que cumpre corretamente com as suas obrigações,
2. Tenha certeza de que é uma empresa sólida e que terá uma vida longa, sendo capaz de cumprir o contrato do seguro no longo prazo,
3. Compreenda o contrato do seguro que você está adquirindo, tenha certeza de que ele cobre todas as suas necessidades, quer dizer, todos os RISCOS aos quais você está exposto, para não ter a surpresa no futuro de que o contrato não cobre um item específico que é justamente aquele que você precisa,
4. Preencha corretamente a proposta do seguro com os seus DADOS REAIS, muitas vezes mentiras nos questionários dos contratos são caracterizadas como FRAUDE e é por isso que a seguradora não paga o valor do seguro na hora do sinistro (quando acontece o evento objeto do seguro),
5. Sempre contrate o seguro com um Corretor de Seguros, assim, se você precisar de ajuda no futuro, saberá a quem recorrer.
Um bom Planejador Financeiro deve ser capaz de auxiliá-lo na verificação das suas necessidades de cobertura e no cálculo dos valores que deveriam ser cobertos pelos seus contratos de seguros.

Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.