Seguros servem para repôr a perda total ou parcial de bens perdidos na ocorrência de um evento indesejado, ou para amparar pessoas na perda de entes queridos, que normalmente são o chefe responsável pelo sustento da família.
No Brasil os seguros mais populares são os Seguros de Automóveis e os Seguros Saúde, mas é muito importante também proteger outros bens que teriam um impacto maior na perda patrimonial no caso de acontecer um evento indesejável como um incêndio residencial, por exemplo. Para isso é muito importante fazer o Seguro de Imóveis, que também cobrem contra acidentes de veículos motores ou aéreos. Há famílias que perdem tudo quando acontece um evento desses no imóvel de residência.
Também, para pais de filhos pequenos, é importante ter um Seguro de Vida que proteja os filhos no caso da morte precoce de um ou ambos os pais. Este seguro deve ser no valor equivalente ao custo de vida das crianças até a maioridade, ou seja, até quando elas puderem trabalhar e se sustentar sozinhas. Independente de quem será o adulto responsável por cuidar de seus filhos na sua falta, é muito importante pensar em deixá-los amparados financeiramente, para que a vida deles possa ter pelo menos um pouco de alívio.
Com relação ao Seguro de Automóvel, tenha certeza de que a sua cobertura contra terceiros é suficiente para cobrir qualquer dano. Hoje é muito comum ver carros de altíssimo valor rodando pelas ruas e avenidas das grandes cidades, se você se envolver em um acidente com um deles, a sua cobertura será capaz de cobrir os danos? Muita gente não pensa nisso, e quando ocorre o acidente, ainda acaba perdendo a casa ou outros bens para cobrir os danos.