Pense na Transmissão Patrimonial antes da Morte.

Muita gente ainda tem preconceito contra pensar ou falar sobre Morte, mas todos vamos morrer um dia, então é melhor pensar um pouco sobre o quê você gastaria de fazer com o seu Patrimônio antes desse dia chegar, assim você pode preparar a divisão dele como você achar melhor!

PlanejamentoFinanceiro não é só organizar a vida financeira durante a vida, ele também serve para organizar como será feita a transmissão patrimonial após a morte, e muitas vezes ela pode começar a acontecer ainda em vida.

Quando a Sucessão é pensada e preparada pela pessoa que será sucedida, quer dizer, o patriarca da família, aquele que construiu o Patrimônio, ele pode organizar a divisão de bens de forma a beneficiar todos os seus herdeiros, reduzindo custos de transmissão patrimonial e evitando a formação de condomínio na propriedade de imóveis, e principalmente, evitando brigas de família e disputas entre os herdeiros por causa da divisão do patrimônio.

No Brasil ainda poucas famílias pensam sobre isso e menos ainda são aquelas que utilizam instrumentos legais para proteger o patrimônio e mantê-lo na família. Algumas famílias acabam perdendo parte ou todo o patrimônio por causa de disputas que poderiam ter sido evitadas se o patriarca tivesse se responsabilizado por preparar a sua própria sucessão.

Muita gente ainda não compreende isso, mas é responsabilidade de quem formou o patrimônio trabalhar para que ele seja transmitido para a próxima geração da melhor forma.

11374596_1449037098750417_1004215161_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.6. Sucessão e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s