Muita gente ainda tem preconceito contra pensar ou falar sobre Morte, mas todos vamos morrer um dia, então é melhor pensar um pouco sobre o quê você gastaria de fazer com o seu Patrimônio antes desse dia chegar, assim você pode preparar a divisão dele como você achar melhor!
PlanejamentoFinanceiro não é só organizar a vida financeira durante a vida, ele também serve para organizar como será feita a transmissão patrimonial após a morte, e muitas vezes ela pode começar a acontecer ainda em vida.
Quando a Sucessão é pensada e preparada pela pessoa que será sucedida, quer dizer, o patriarca da família, aquele que construiu o Patrimônio, ele pode organizar a divisão de bens de forma a beneficiar todos os seus herdeiros, reduzindo custos de transmissão patrimonial e evitando a formação de condomínio na propriedade de imóveis, e principalmente, evitando brigas de família e disputas entre os herdeiros por causa da divisão do patrimônio.
No Brasil ainda poucas famílias pensam sobre isso e menos ainda são aquelas que utilizam instrumentos legais para proteger o patrimônio e mantê-lo na família. Algumas famílias acabam perdendo parte ou todo o patrimônio por causa de disputas que poderiam ter sido evitadas se o patriarca tivesse se responsabilizado por preparar a sua própria sucessão.
Muita gente ainda não compreende isso, mas é responsabilidade de quem formou o patrimônio trabalhar para que ele seja transmitido para a próxima geração da melhor forma.

Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.