Aprenda a lidar com Riscos

Os Riscos estão por toda a parte e são uma constante do nosso dia-a-dia, por isso precisamos aprender a lidar com eles da melhor forma possível e tomar decisões de forma a reduzir o seu impacto na nossa vida. Para isso é importante você se conhecer e compreender qual o tipo de risco você tolera ou não em sua vida.

Por exemplo, quando saímos à pé na rua todos os dias estamos sujeitos a ser atropelados ou a cair uma fruta em nossas cabeças. Mas qual a probabilidade de isso acontecer? E qual é o nível de controle que temos para evitar que alguma dessas coisas aconteçam? Nosso controle está em olhar para os lados e decidir qual é o momento ideal para atravessarmos a rua, porém não temos controle sobre um motorista desgovernado que possa aparecer de repente e nos atropelar. O mesmo acontece com a fruta, ela está ali, aparentemente presa ao galho da árvore, mas ela pode cair a qualquer momento.

O nível de controle que temos está em tomar a decisão de ir ou não, de aceitar uma proposta ou não, e para isso é importante analisar bem todas as possíveis possibilidades de resultado da tomada de decisão e a probabilidade de acontecimento de cada evento, para poder fazer a melhor escolha de acordo com a nossa própria tolerância ao risco.

No mundo financeiro é a mesma coisa, os riscos fazem parte do dia-a-dia, e cabe a cada um escolher o que aceita e o que não aceita, tanto com relação à contratação de prestadores de serviços financeiros, quanto à compra de produtos financeiros em si (fundos, CDBs, LCIs, debentures, ações, etc).

Para compreender bem estes conceitos, recomendo a leitura do livro “Desafio aos Deuses”, de Peter Bernstein, Ed. Elsevier. Ele conta a história do risco desde o início dos jogos de azar com dados até os dias atuais, é uma leitura daquelas que você não quer deixar o livro de lado antes de terminar, é eletrizante! E é o melhor livro sobre Riscos que eu conheço!

Boa leitura!

11326085_1447609838873221_814146077_n11267904_682987655163242_1709699476_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.1. Riscos, 7. Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s