Crie o hábito de guardar dinheiro para o futuro!

Não espere sobrar dinheiro no fim do mês para poupar, o hábito de poupar deve fazer parte da sua rotina!

A melhor maneira de criar o hábito de guardar dinheiro é escolher um produto financeiro que vai receber a sua poupança todo mês, estabelecer o valor que você vai poupar, e fazer o depósito no dia em que você recebe o seu pagamento. Se você escolher, por exemplo, um fundo de investimento para fazer a sua reserva financeira, e o seu banco disponibiliza a programação da data do depósito automático neste fundo, esta é uma ótima maneira de facilitar que você faça a poupança regularmente, de forma frequente e sem esforço. Lembre-se de incluir o valor que você poupa no seu orçamento mensal e não gastar mais do que sobra na sua conta corrente, se não o valor da poupança vai embora.

Para quem é profissional liberal, uma ótima forma de criar o hábito de poupar é estabelecer um valor sobre o que você ganha para guardar para o futuro. Por exemplo, se você cobra R$ 120,00 por uma sessão/consulta/hora ou seja qual for a sua unidade de medida para a prestação de serviço, pode estabelecer de vai poupar sempre R$ 20,00 de cada prestação de serviço que você fizer. Assim sempre que você receber o seu dinheiro, você já deposita uma parte na sua reserva financeira para o futuro!

Crie o hábito de pagar a você mesmo em primeiro lugar, para ter dinheiro sempre! Assim você alcançará a liberdade de escolher o estilo de vida que você quer ter no futuro. E lembre-se de que quanto maior for o seu próprio esforço de poupança, mas dinheiro você terá no futuro para garantir a realização dos seus sonhos! Dinheiro parado na conta corrente nunca sobra, e nunca chega ao fim do mês. Pense nisso!


11417298_875296455887012_486494920_n11226682_904443319601406_944804446_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.3. Investimentos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s