Finanças Comportamentais x Mindfulness

11371055_830126917094860_1602729373_n

Finanças Comportamentais é a disciplina que estuda o comportamento das pessoas ao lidar com dinheiro, para compreender como as decisões financeiras são tomadas e como cada decisão impacta a vida das pessoas. Esta disciplina aplica na prática ideias de economia e psicologia para avaliar o comportamento humano.

Uma vez identificados os padrões de comportamento em curso, é possível modificá-los através da aplicação de técnicas de Mindfulness, que é a Atenção Plena. Isto quer dizer que as Finanças Comportamentais trazem para a consciência os comportamentos que nós temos ao lidar com dinheiro, e que podemos escolher modificar comportamentos indesejados e substituí-los por comportamentos mais saudáveis através da atenção com consciência no momento presente, que é prestar atenção o tempo todo ao que se está fazendo no momento, até que o novo comportamento se torne um hábito e que possamos agir desta nova maneira no “piloto automático”.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Finanças Comportamentais x Mindfulness

  1. tudo uma questão de mudança de hábitos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s