Pagamento à vista ou no cartão de crédito?

11326014_410826475774873_1950262106_n

Muita gente se pergunta sobre o quê é melhor: Pagar à Vista ou Pagar no Cartão de Crédito.

A resposta para essa pergunta é depende: depende da situação.

Cada forma de pagamento tem seus prós e contras, e para avaliar qual é melhor você precisa pensar em todas as variáveis que estão em jogo:

➡️ Pagar à vista é melhor quando você tem um desconto, ou quando você não quer se endividar.

➡️ Pagar no Cartão de Crédito é bom quando você não consegue um desconto para o pagamento à vista e deixa o seu dinheiro aplicado rendendo juros ao invés de desembolsá-lo naquele momento para fazer o pagamento, ou quando você não tem o dinheiro na hora para pagar pelo seu consumo. Os pontos do cartão são um bônus pelo uso dele.

Não se engane se você paga tudo no cartão por causa do bônus de receber os pontos para trocá-los por benefícios (passagens aéreas e estadias em hotéis, por exemplo). O sistema de pontos dos cartões foi criado para incentivar as pessoas a se endividar através deles. Quando você deixa de pagar à vista e paga no cartão, você só vai de fato pagar (desembolsar o dinheiro para fazer o pagamento) por aquilo que consumiu dali à 40 dias. E esse gasto consome a sua renda futura, se tornando uma dívida.

A grande questão do cartão de crédito não é só o valor total da fatura, mas tudo o que está dentro dela, são todas as dívidas que você assumiu e não pagou na hora e vai ter que pagar no futuro. Se o valor total da fatura está de acordo com o seu orçamento mensal, ok, você está aproveitando para ganhar o bônus oferecido em pontos.

O problema é que muita gente faz diversos pagamentos parcelados sem se dar conta de que assumiu mais dívidas do quê tem condições de pagar, e a dívida acaba virando uma bola de neve sem fim! Neste caso, os pontos oferecidos não são um bom negócio, porque é um bom exemplo do “barato que sai caro”. E se você por acaso perder a sua renda futura? Vai pagar como a sua fatura do cartão de crédito? Pense nisso antes de se endividar demais com o cartão de crédito por causa dos pontos.

Use o cartão de crédito a seu favor! Aproveite os pontos, mas não gaste no cartão por causa deles. Eles são um benefício sim, mas não podem ser o único fator de decisão sobre a forma de pagamento. 😉

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pagamento à vista ou no cartão de crédito?

  1. Pedro Rodrigues disse:

    Ótimo texto, simples e direto. Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s