A economia é toda interdependente

11373832_1483204661997282_1438925251_n

O mercado financeiro financia a economia real, emprestando dinheiro para que as empresas produzam e façam seus negócios crescerem, gerando empregos e renda para as pessoas, e aumentando a arrecadação de impostos para o governo.

O dinheiro circula entre todos os agentes da economia, que são todos dependentes uns dos outros: mercado financeiro, empresas, governo e pessoas. Todos nós em conjunto somos a economia, e quando alguma peça está em desequilíbrio, ela causa o desequilíbrio em todo o sistema. É claro que o impacto que o desequilíbrio de cada uma das peças tem sobre o sistema como um todo depende do tamanho dela. Por exemplo, o desequilíbrio econômico que vivemos hoje no Brasil foi causado pelo desequilíbrio na gestão das contas públicas do Governo Federal: como o governo é uma peça grande, o impacto dele sobre toda a engrenagem tem o poder de desequilibrá-la inteira.

Portanto, o mercado financeiro e a economia real dependem diretamente um do outro, assim como todos os agentes que fazem parte da economia.

Veja como o equilíbrio das decisões financeiras, entre o quanto se ganha e o quanto se gasta, é a escolha mais importante que temos para fazer com relação ao dinheiro.

Gastar menos do que se ganha é a chave para ter equilíbrio financeiro.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s