
O mercado financeiro financia a economia real, emprestando dinheiro para que as empresas produzam e façam seus negócios crescerem, gerando empregos e renda para as pessoas, e aumentando a arrecadação de impostos para o governo.
O dinheiro circula entre todos os agentes da economia, que são todos dependentes uns dos outros: mercado financeiro, empresas, governo e pessoas. Todos nós em conjunto somos a economia, e quando alguma peça está em desequilíbrio, ela causa o desequilíbrio em todo o sistema. É claro que o impacto que o desequilíbrio de cada uma das peças tem sobre o sistema como um todo depende do tamanho dela. Por exemplo, o desequilíbrio econômico que vivemos hoje no Brasil foi causado pelo desequilíbrio na gestão das contas públicas do Governo Federal: como o governo é uma peça grande, o impacto dele sobre toda a engrenagem tem o poder de desequilibrá-la inteira.
Portanto, o mercado financeiro e a economia real dependem diretamente um do outro, assim como todos os agentes que fazem parte da economia.
Veja como o equilíbrio das decisões financeiras, entre o quanto se ganha e o quanto se gasta, é a escolha mais importante que temos para fazer com relação ao dinheiro.
Gastar menos do que se ganha é a chave para ter equilíbrio financeiro.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.