
Poupar, economizar, guardar dinheiro para si, formar reserva financeira, construir patrimônio. São todos sinônimos da mesma ação: guardar dinheiro para si mesmo para ser usado no futuro.
Fazer poupança é um hábito, e como todo hábito, quem ainda não tem e quer passar a ter, precisa se esforçar e trabalhar para desenvolver este hábito.
A lição mais importante para quem quer desenvolver o hábito de fazer poupança é pagar a si próprio em primeiro lugar.
É importante determinar o valor que você quer poupar periodicamente e escolher um produto financeiro para guardar a sua reserva financeira. Em seguida você deve depositar neste investimento o valor que se comprometeu consigo mesmo a poupar todos os meses.
Faça o depósito da sua economia sempre que você receber o seu pagamento, não espere chegar no fim do mês porque se não nunca vai sobrar dinheiro para você.
Depois que o hábito estiver estabelecido, você ficará feliz de ver o seu dinheiro crescendo, e vai se esforçar cada vez mais para guardar mais!
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.