Vizualise o seu futuro para construí-lo!

12081225_447197775481510_611307897_n

Lendo e conversando com algumas pessoas sobre a minha enquete de por que as pessoas não poupam, a resposta mais frequente é sobre a dificuldade que todo mundo tem de ver o benefício futuro de ter uma reserva financeira.

A melhor forma de ultrapassar essa barreira é usando a Visualização. É importante definir um objetivo para a reserva financeira e visualizá-lo com frequência. Por exemplo, se você está guardando dinheiro para comprar a casa própria, além de visualizá-la na sua mente, você pode manter por perto de você uma fotografia que represente a casa dos seus sonhos. A visualização frequente deste sonho dará mais força para você se comprometer com a sua reserva financeira e trabalhar para aumentá-la! E o fato de ter a fotografia por perto o ajudará a se lembrar do seu objetivo sempre que você se encontrar em uma situação de gasto por impulso: a visualização ajuda você a se manter fiel ao seu objetivo e não sucumbir às tentações no meio do caminho.

Então mantenha o FOCO na construção da sua Reserva Financeira! 💰💰💰

****************************************************************

A pesquisa foi realizada no Instagram e fora dele:

11909936_491642584337681_1347531231_n

Gostaria de saber a sua opinião sobre isso: por que tão pouca gente faz poupança* (reserva financeira)??? Tem a ver com o prazer do consumo imediato em detrimento da expectativa de consumo no futuro, e da falta de aptidão das pessoas em esperar pelo consumo no futuro.

*NOTA: Fazer poupança é fazer uma reserva financeira, guardar dinheiro para o futuro, e não investir na caderneta de poupança. Você pode usar o produto de investimento que você quizer para guardar a sua poupança (reserva financeira).

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 2. Finanças Comportamentais e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Vizualise o seu futuro para construí-lo!

  1. Eu não havia pensado nisso…mas é uma ótima ideia.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s