
Pense antes de fazer qualquer tipo de dívida: antes de pensar se você realmente precisa do produto ou serviço em questão, pergunte a você mesmo se você terá dinheiro para pagar aquela dívida, e se ela não estará comprometendo um dinheiro que você gostaria de usar de outra forma.
Todo pagamento pelo qual você não desembolsa o dinheiro na hora para realizá-lo é uma dívida.
Existem diversos tipos de dívidas e as mais comuns são as assumidas no cartão de crédito ou no cheque. Quando você faz um pagamento no cartão de crédito, você transfere a dívida que assumiu com o lojista para a operadora do cartão. Neste caso, o lojista receberá o dinheiro da operadora do cartão, que passa a ser para quem você irá pagar o valor devido conforme contratado no ato da compra (se tiver optado pela opção parcelada, você fará o pagamento das parcelas nos meses futuros que estão por vir).
No caso do cheque, a pessoa irá descontar direto da sua conta corrente, e se não tiver dinheiro nela, você entra no cheque especial, aquele limite de crédito que o banco disponibiliza para você se endividar e gastar sem ter dinheiro.
O valor disponível no cheque especial não seu, ele é do banco, e para usá-lo, você irá pagar juros para o banco. E assim, além de ter de pagar os produtos/serviços que você consumiu no passado e se comprometeu a pagar no futuro, você acaba tendo que pagar juros pelo uso do dinheiro do banco e começa a se enrolar em dívidas.
Tenha responsabilidade ao assumir dívidas, tenha certeza de que elas cabem no seu bolso! 😉💰💰💰
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.