Como dividir o orçamento:

Muita gente sempre pergunta sobre qual seria a “divisão ideal” para o uso do orçamento doméstico, e aqui estão algumas ideias para serem usadas como um guia, e não como uma coisa obrigatória. Cada um deve fazer a divisão da sua própria pizza da maneira que achar mais conveniente para alcançar os próprios objetivos de vida.

Pizza 1:

12062993_703420576460666_1990838511_n

Se você ainda está em um momento de ajuste financeiro, está com problemas de dívidas, e está trabalhando para organizar a sua vida financeira, então considere usar esta primeira pizza de divisão de orçamento como um guia para começar a organizar as suas finanças pessoais.

Nela não coloquei a parte da doação, porque se você está altamente endividado, está é precisando de ajuda, e não disponível para ajudar aos outros, não é mesmo?

Neste caso o primeiro ajuste que precisa ser feito é começar a formar a própria reserva financeira, guardando sistematicamente 10% do dinheiro que você produz, e reduzindo as dívidas para no máximo 30% da sua renda, para que você viva com os 60% restantes.

Lembre-se de que toda dívida que você assume compromete a sua renda futura e reduz o seu poder de compra no futuro. Então se você já está endividado, você está pagando agora dívidas que assumiu no passado, e a única forma de estancar essa sangria no seu orçamento é parar de se endividar, deixando de assumir novas dívidas, assim você conseguirá reduzir o seu nível de endividamento e começará a construir o seu patrimônio.

Pizza 2:

11374418_1500201970273632_1785179226_n

Esta é a divisão de orçamento ideal apresentada no livro “O homem mais rico da Babilônia”. Foi a primeira vez que encontrei uma ideia de “divisão ideal” do orçamento em um livro, e achei bem interessante a forma como foi colocada:

1⃣ Poupar no mínimo 10% da renda para a construção do próprio patrimônio,
2⃣ Usar no máximo 20% da renda para o pagamento de dívidas assumidas no passado,
3⃣ Viver com 60% do dinheiro que se produz,
4⃣ Doar 10% do dinheiro produzido para os mais necessitados.

Percebam que ter dívidas não é um crime, elas fazem parte da nossa vida e muitas vezes são necessárias para a construção do patrimônio. Mas é muito importante construir a própria reserva financeira em paralelo com as dívidas, se não estaremos sempre dando nosso dinheiro para os outros e nunca guardando para nós mesmos. Em seguida é importante ajustar o padrão de vida ao tanto de dinheiro que temos disponível para sobreviver, para sermos capazes de cumprir com as nossas obrigações (dívidas) e objetivos (reserva financeira). E por fim, como previsto em TODAS as religiões, é importante também doar uma parte do quê produzimos para ajudar à quem precisa, pois é dando que se recebe.

Pizza 3:

12141928_1112896675402046_1176519074_n

Esta é a minha pizza ideal, aquela que eu tenho como um guia para a minha vida. Eu ainda não alcancei esta divisão no uso do meu próprio dinheiro, mas este é o meu objetivo, o meu sonho que estou trabalhando para concretizar. Já consegui reduzir bastante o meu nível de endividamento e estou no caminho para construir o meu próprio patrimônio.

😉💰💰💰

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Como dividir o orçamento:

  1. Quanto menos dívidas tivermos melhor será. Isso sem esquecer da reserva financeira que pode também pode ter algumas subdivisões para a realização de nossos sonhos. Vai da necessidade de cada um. E a parte mais importante está em conseguir viver sempre com pelo menos 60% de nossa renda.

    Curtir

  2. Priscila Pires disse:

    Ei Lavinia! Tudo bem?
    Só tenho um pedido pra vc: nunca pare de escrever este blog.
    Amando aprender por aqui!
    Abraços

    Curtir

  3. Anderson disse:

    Melhor blog de Financas Pessoais , que aborda tambem um pouco de Planejamento financeiro,comportamento etc

    Curtir

  4. Anderson disse:

    Melhor blog de financas pessoais. Muito completo!

    Curtir

  5. Felipe disse:

    Bom dia. Ficou bem bacana o conteúdo. Gostei bastante mesmo, ficou bem claro.
    Portanto, gostaria de sugerir um complemento ao post, trabalhamos com planilha para pequenas empresas e temos alguns modelos gratuitos relacionados ao conteúdo. Poderíamos disponibilizá-las para o seu público.

    Vou deixar algumas sugestões:
    https://smartplanilhas.com.br/movimentacao-de-bens-patrimoniais-em-excel/
    https://smartplanilhas.com.br/planilha-gratuita/

    Curtir

  6. Paulo Henrique da Silva disse:

    Bom dia gostaria de saber oque entra na parte de sobrevivência ?

    Curtir

    • Oi Paulo, entra o que for necessário para a sua sobrevivência, como os custos básicos para a sua moradia, alimentação, transporte, e despesas pessoais. Tudo o que não for supérfluo, e que não pode ficar para depois. Imagine a seguinte situação: se você perdesse a sua principal fonte de renda hoje, quais são as contas que precisam necessariamente continuar sendo pagas e por quanto tempo, até que você consiga ter uma recolocação no mercado de trabalho e possa voltar a ter renda? Abç, Lavínia

      Curtir

Deixe um comentário