Investimentos de Impacto: uma nova Classe de Ativos

11820663_181828348820033_1557532861_n10986016_1068527286521316_510892232_n

Investimentos de Impacto são uma nova Classe de Ativos que vai usar instrumentos do mercado financeiro para financiar projetos de impacto social ou ambiental. Isso permitirá aos investidores (pessoas que fazem reserva financeira) escolher o destino final do uso do seu dinheiro.

Esse novo mercado de investimentos deve crescer a medida que forem sendo criados novos instrumentos de investimentos e que surgirem novos projetos empresariais que prevejam o retorno monetário e também o retorno social ou ambiental.

Esse é o futuro do Capitalismo para solucionar os problemas sociais e de preservação ambiental que o mundo precisa!

A tendência na gestão patrimonial já vem caminhando neste sentido há alguns anos, os investidores já avaliam onde colocar o seu dinheiro considerando não só a avaliação “Risco versus Retorno” de um investimento, mas também o benefício social ou ambiental que o investimento pode gerar.

Essa tendência veio para ficar e deve crescer cada dia mais, por exigência dos consumidores/investidores. Segundo Fabio Barbosa, ex-presidente dos bancos Real e Santander e da Editora Abril, hoje vivemos o mundo do “E”: os investimentos tem que ter resultado financeiro E impacto social.

1922035_1671253109828419_1764567648_n

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.3. Investimentos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s