Eduque-se financeiramente!

“Alfabetização financeira é como ler e escrever” Dr. Annamaria Lusardi, GFLEC (Global Financial Literacy Excellence Center).

Assim como no passado não era possível participar da sociedade sem saber ler e escrever, também não é possível prosperar no mundo de hoje sem ter Alfabetização Financeira.

Todo mundo lida com finanças e toma várias decisões financeiras diariamente, por isso é tão importante aprender a lidar com a complexidade do sistema financeiro, do dinheiro e da economia.

Comece buscando conhecimento financeiro nos livros e nos cursos disponíveis na internet, em seguida, provoque a conversa sobre dinheiro nos seus grupos de convivência.

Estamos começando a superar o preconceito de falar sobre dinheiro no Brasil e é importante trocar experiências com os seus amigos e familiares sobre formas de gerenciar o dinheiro para construir o seu próprio conhecimento financeiro.

No Brasil já existem alguns museus relacionados ao dinheiro: em Brasília tem o Museu do Banco Central do Brasil, em Ouro Preto tem o museu da Moeda, e em São Paulo tem o museu da Numismática, também um museu de moedas, da fundação do banco Itaú. Visite os museus e aprenda um pouco sobre a história da moeda e sobre porque existe dinheiro, essa coisa que todo mundo usa todos os dias, sem a qual não sobrevivemos na sociedade atual, e que tanta gente fala mal sem ter conhecimento de causa.

O problema não é o dinheiro, mas a falta de conhecimento para lidar com ele. Busque informação e desenvolva a sua própria metodologia de gerenciamento do seu dinheiro. 😉

💰💰💰💰💰💰

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eduque-se financeiramente!

  1. Importante conhecer o dinheiro e saber lidar com ele. Bom para o presente e para um futuro garantido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s