Eduque-se financeiramente!

“Alfabetização financeira é como ler e escrever” Dr. Annamaria Lusardi, GFLEC (Global Financial Literacy Excellence Center).

Assim como no passado não era possível participar da sociedade sem saber ler e escrever, também não é possível prosperar no mundo de hoje sem ter Alfabetização Financeira.

Todo mundo lida com finanças e toma várias decisões financeiras diariamente, por isso é tão importante aprender a lidar com a complexidade do sistema financeiro, do dinheiro e da economia.

Comece buscando conhecimento financeiro nos livros e nos cursos disponíveis na internet, em seguida, provoque a conversa sobre dinheiro nos seus grupos de convivência.

Estamos começando a superar o preconceito de falar sobre dinheiro no Brasil e é importante trocar experiências com os seus amigos e familiares sobre formas de gerenciar o dinheiro para construir o seu próprio conhecimento financeiro.

No Brasil já existem alguns museus relacionados ao dinheiro: em Brasília tem o Museu do Banco Central do Brasil, em Ouro Preto tem o museu da Moeda, e em São Paulo tem o museu da Numismática, também um museu de moedas, da fundação do banco Itaú. Visite os museus e aprenda um pouco sobre a história da moeda e sobre porque existe dinheiro, essa coisa que todo mundo usa todos os dias, sem a qual não sobrevivemos na sociedade atual, e que tanta gente fala mal sem ter conhecimento de causa.

O problema não é o dinheiro, mas a falta de conhecimento para lidar com ele. Busque informação e desenvolva a sua própria metodologia de gerenciamento do seu dinheiro. 😉

💰💰💰💰💰💰

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eduque-se financeiramente!

  1. Importante conhecer o dinheiro e saber lidar com ele. Bom para o presente e para um futuro garantido.

    Curtir

Deixe um comentário