Tenha consciência sobre a necessidade de guardar dinheiro para o futuro:

12940163_1139938142715527_314436608_n

Guardar dinheiro para o futuro não é um luxo, é uma NECESSIDADE.

Tenho perguntado para muitos especialistas sobre como podemos resolver a dificuldade que as pessoas têm de forma geral de guardar dinheiro para o futuro, poupando para construir uma Reserva Financeira, mesmo sabendo sobre a importância disso.

Para a neurociências essa dificuldade de poupar para o futuro é explicada pela dificuldade que o ser humano tem de perceber o benefício futuro de construir a reserva financeira, em detrimento do usufruto do prazer imediato que ele pode ter usando o dinheiro hoje, no presente.

Portanto a grande questão da Educação Financeira é ajudar as pessoas a olhar para a sua vida financeira ao longo do tempo e desenvolver o hábito de integrar as necessidades do presente e do futuro de forma a fazer o melhor uso do dinheiro para cobrir todas as necessidades ao longo da vida, desenvolvendo mecanismos de escolhas para dar prioridade e tomar decisões que de fato estejam de acordo com o que trará o melhor aproveitamento do uso do dinheiro por toda a vida.

Muitos especialistas falam sobre a importância dos juros compostos, mas antes de contar com a ajuda dos juros compostos no rendimento financeiro dos investimentos, é preciso desenvolver o hábito de POUPAR sistematicamente.

Coloque objetivos para a sua poupança (reserva financeira), para ajudar você a visualizar onde você quer chegar e ficar mais fácil desenvolver o hábito de poupar e criar uma reserva financeira para o seu futuro.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s