
Guardar dinheiro para o futuro não é um luxo, é uma NECESSIDADE.
Tenho perguntado para muitos especialistas sobre como podemos resolver a dificuldade que as pessoas têm de forma geral de guardar dinheiro para o futuro, poupando para construir uma Reserva Financeira, mesmo sabendo sobre a importância disso.
Para a neurociências essa dificuldade de poupar para o futuro é explicada pela dificuldade que o ser humano tem de perceber o benefício futuro de construir a reserva financeira, em detrimento do usufruto do prazer imediato que ele pode ter usando o dinheiro hoje, no presente.
Portanto a grande questão da Educação Financeira é ajudar as pessoas a olhar para a sua vida financeira ao longo do tempo e desenvolver o hábito de integrar as necessidades do presente e do futuro de forma a fazer o melhor uso do dinheiro para cobrir todas as necessidades ao longo da vida, desenvolvendo mecanismos de escolhas para dar prioridade e tomar decisões que de fato estejam de acordo com o que trará o melhor aproveitamento do uso do dinheiro por toda a vida.
Muitos especialistas falam sobre a importância dos juros compostos, mas antes de contar com a ajuda dos juros compostos no rendimento financeiro dos investimentos, é preciso desenvolver o hábito de POUPAR sistematicamente.
Coloque objetivos para a sua poupança (reserva financeira), para ajudar você a visualizar onde você quer chegar e ficar mais fácil desenvolver o hábito de poupar e criar uma reserva financeira para o seu futuro.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais.
Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.