Atenção Plena é a chave para a mudança de Comportamento

12783474_1220719404607805_1048907575_n

Nos EUA o Mindfulness, que é a atenção plena ao que se está fazendo no momento presente, ganhou bastante repercussão com o trabalho do Dr. John Kabat-Zinn que aplica técnicas de meditação para a redução de estresse e dor há mais de 40 anos, e hoje o Mindfulness é amplamente praticado nos EUA, inclusive nas empresas e no mercado financeiro, para a redução do estresse e aumento da produtividade, uma vez que ele aumenta a capacidade de atenção e foco ao que se está fazendo no momento presente.

Empresas como Apple, Google, Facebook, BlackRock e Goldman Sacks usam a meditação como uma espécie de ginástica laboral. Para quem assistiu ao filme Steve Jobs, pôde ver como a meditação fazia parte do dia-a-dia dele e influenciou todo o desenvolvimento da Apple e da criação dos seus produtos (Iphone, Ipad etc).

A aplicação de técnicas de Mindfulness também pode ajudar as pessoas a desenvolver a consciência sobre a forma como lidam com dinheiro, e através da atenção plena nas decisões financeiras diárias, é possível mudar o comportamento e desenvolver novos hábitos financeiros.

Portanto, preste atenção ao que você está fazendo ao tomar uma decisão financeira, para fazer uma escolha com consciência e de acordo com o seu desejo. Quando tomamos decisões financeiras com consciência reduzimos a probabilidade de fazer compras por impulso e o arrependimento que sentimos depois de realizar um gasto que não estava programado no orçamento.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Atenção Plena é a chave para a mudança de Comportamento

  1. Anderson disse:

    Indica alguma leitura sobre o assunto?

    Curtir

  2. saberdesi disse:

    Alguma indicação a respeito desse tema?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s