Atenção Plena é a chave para a mudança de Comportamento

12783474_1220719404607805_1048907575_n

Nos EUA o Mindfulness, que é a atenção plena ao que se está fazendo no momento presente, ganhou bastante repercussão com o trabalho do Dr. John Kabat-Zinn que aplica técnicas de meditação para a redução de estresse e dor há mais de 40 anos, e hoje o Mindfulness é amplamente praticado nos EUA, inclusive nas empresas e no mercado financeiro, para a redução do estresse e aumento da produtividade, uma vez que ele aumenta a capacidade de atenção e foco ao que se está fazendo no momento presente.

Empresas como Apple, Google, Facebook, BlackRock e Goldman Sacks usam a meditação como uma espécie de ginástica laboral. Para quem assistiu ao filme Steve Jobs, pôde ver como a meditação fazia parte do dia-a-dia dele e influenciou todo o desenvolvimento da Apple e da criação dos seus produtos (Iphone, Ipad etc).

A aplicação de técnicas de Mindfulness também pode ajudar as pessoas a desenvolver a consciência sobre a forma como lidam com dinheiro, e através da atenção plena nas decisões financeiras diárias, é possível mudar o comportamento e desenvolver novos hábitos financeiros.

Portanto, preste atenção ao que você está fazendo ao tomar uma decisão financeira, para fazer uma escolha com consciência e de acordo com o seu desejo. Quando tomamos decisões financeiras com consciência reduzimos a probabilidade de fazer compras por impulso e o arrependimento que sentimos depois de realizar um gasto que não estava programado no orçamento.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Atenção Plena é a chave para a mudança de Comportamento

  1. Anderson disse:

    Indica alguma leitura sobre o assunto?

    Curtir

  2. saberdesi disse:

    Alguma indicação a respeito desse tema?

    Curtir

Deixe um comentário