Cuidado com o acúmulo de muitas dívidas ao mesmo tempo

13696450_1706945836234630_1903651476_n

Outro dia em um workshop da Febraban falamos um pouco sobre instrumentos de crédito e a facilidade que temos de acesso ao crédito através do cartão de crédito ou do limite do cheque especial, que é uma forma de crédito fácil atrelada à conta corrente.

Mas existem também outras formas de acesso ao crédito como o crédito consignado, o financiamento de automóveis ou imóveis, e o cdc, o crédito direto ao consumidor, etc.

O maior perigo na gestão das Finanças Pessoais é usar muitas formas de crédito ao mesmo tempo e se endividar além da sua capacidade de pagamento, comprometendo uma parte muito grande da sua renda com o pagamento de dívidas e se esquecendo de que você precisa de dinheiro para viver.

Use o crédito com responsabilidade e procure sempre limitar o quanto você destina da sua renda para o pagamento de dívidas à no máximo 30% da sua renda, incluindo o pagamento da fatura do cartão de crédito.

Viva mais hoje, pague mais coisas à vista, crie regras para o pagamento parcelado e através do cartão de crédito. Pense sobre o uso do seu dinheiro ao longo do tempo, tenha consciência sobre o quanto você ganha e qual é a sua real capacidade de pagamento pelo seu consumo hoje e no futuro, porque toda dívida consome a sua renda do futuro, e reduz a sua capacidade de pagamento do futuro.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.1. Riscos, 1.2. Crédito / Dívida, 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cuidado com o acúmulo de muitas dívidas ao mesmo tempo

  1. É muito importante utilizar o dinheiro de forma consciente e inteligente para não cair na armadilha do endividamento. Por isso, que a definição dos objetivos é um passo muito importante no planejamento financeiro.

    Porque a partir do momento que há um objetivo definido, todos os esforços e prioridades no orçamento estarão voltados para sua realização.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s