Você sabe quais são os hábitos que estragam a sua saúde financeira?

15251821_1109078962547415_8400599497150824448_n

Você sabe quais são eles? Já parou para pensar quais são os hábitos que minam a sua saúde financeira?

O hábito que normalmente é o que mais destrói o controle financeiro são as compras por impulso.

Depois é o hábito de acumular muitas dívidas ao mesmo tempo e perder o controle do fluxo de pagamentos de todas essas dívidas.

Existem milhares de outros hábitos nocivos como emprestar dinheiro para pessoas que não pagam de volta, emprestar seu nome, CPF ou cartão de crédito para outras pessoas fazerem dívidas que elas não pagam e você acaba tendo que pagar por elas, gastar mais do que você ganha, usar crédito caro, usar o rotativo do cartão de crédito, usar o limite do cheque especial… e por aí vai.

Quando você monta o seu fluxo de caixa com as entradas menos as saídas de dinheiro da sua conta corrente dos últimos meses, fica fácil identificar a forma como você usa o dinheiro e quais são os seus hábitos financeiros.

Identifique os hábitos que você quer mudar e pense qual seria o hábito positivo completamente oposto que ajudaria você a construir uma saúde financeira melhor e foque em praticar esse novo hábito até que ele fique natural e você consiga substituir o hábito antigo pelo novo.

😉

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s