O sucesso financeiro depende mais do comportamento do que do conhecimento técnico

16788751_1116785365113894_5271130104439767040_n

Lidar bem com as Finanças Pessoais depende muito mais do nosso comportamento e capacidade de autocontrole do que de quanto temos de conhecimento técnico sobre finanças.

Todo mundo sabe que é importante gastar menos do que se ganha e poupar para o futuro, mas por que tão poucos conseguem de fato fazer isso?

As ciências comportamentais, que unem o estudo de psicologia com finanças e economia, tentam explicar isso há alguns anos, e a resposta mais clara está ligada à dificuldade que o ser humano tem de se ver no futuro e conseguir medir o benefício futuro que ele terá ao desenvolver bons hábitos financeiros.

Ter consciência disso é o primeiro passo do caminho para desenvolver o hábito de prestar atenção ao que fazemos com o nosso dinheiro no ato de cada tomada de decisão financeira, porque essa é a única forma de desenvolver o autocontrole na forma como lidamos com dinheiro.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O sucesso financeiro depende mais do comportamento do que do conhecimento técnico

  1. Fred Graef disse:

    Oi Lavínia! Como funciona o teu serviço de CFP? Estou pensando em contratar um CFP. Sds. Fred ᐧ

    Curtir

    • Oi Fred, eu faço o processo de planejamento desde o diagnóstico até a indicação de estratégias de planejamento a serem seguidas para alcançar os objetivos financeiros desejados, e acompanho a implementação que é feita pelo cliente, para dar principalmente o suporte emocional no processo de colocar as estratégias em prática.

      Curtir

  2. O comportamento é fundamental para nosso sucesso ou fracasso financeiro.

    Curtir

Deixe um comentário