Consciência é o que muda o comportamento financeiro.

Ter consciência de quanto dinheiro você ganha e do que é possível fazer com ele é a chave para ter saúde financeira.

Fazer o controle financeiro é o que dá consciência de como você usa o seu dinheiro e ajuda a fazer melhores escolhas.

Ter um planejamento financeiro ajuda a pensar com antecedência sobre o que é possível e qual a melhor maneira de usar o dinheiro, e é fundamental para guiar as decisões financeiras do dia-a-dia.

Pratique a atenção plena, que é prestar atenção ao que você está fazendo com o seu dinheiro no momento presente, no ato da tomada de decisão financeira. Isso é Mindfulness aplicado ao uso do dinheiro, e é o que ajuda a manter o foco na forma como usamos o dinheiro, para conseguirmos mudar o nosso comportamento. ♡

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Consciência é o que muda o comportamento financeiro.

  1. Excelente texto Lavínia. Ter a consciência das entradas e saídas e ter definido os objetivos, são passos fundamentais para guiar as decisões financeiras.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s