Qual é o Valor que você percebe no mundo ao seu redor?

O que você acha caro, para outra pessoa pode parecer barato, e vice-versa: o que outra pessoa acha caro, você pode achar barato.

O que determina essa percepção de valor entre caro e barato sobre o preço de um produto ou serviço é a utilidade que o consumidor dará para aquele produto ou serviço.

Por exemplo, você pode achar caro uma consulta médica se você não está doente, mas a partir do momento que você está passando mal e vai ao médico, aquela mesma consulta passa a parecer barata, porque irá resolver um problema imediato que você tem.

A mesma coisa se passa ao comprar um produto: se você compra um produto muito barato e que precisará ser substituído logo, o barato pode sair caro, porque você terá que desembolsar novamente o dinheiro para ter aquele produto novamente. Já um produto de maior preço, mas que tem a durabilidade maior, não deve ser considerado caro, porque resolverá um problema do consumidor por mais tempo.

Barato ou caro sempre depende do contexto. Verifique se você não está se deixando levar pela percepção dos outros e fazendo escolhas financeiras que não refletem a sua própria percepção de valor. Quem é responsável pelo uso do seu dinheiro e pelas suas escolhas financeiras é você! Aprender a decidir por si só, se blindando da opinião dos outros que são diferentes das nossas pode parecer difícil mas é possível e vale a pena! 😉

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 2. Finanças Comportamentais, Outras Coisas ;-). Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Qual é o Valor que você percebe no mundo ao seu redor?

  1. Esse é um tema que pode levar a discussões calorosas, realmente é necessário se blindar das opiniões alheias e ir de encontro a nossos objetivos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s