
A grande lição que precisamos aprender sobre a gestão financeira pessoal é se preparar para cobrir o nosso custo de vida quando não pudermos mais trabalhar e gerar renda no futuro.
Você já fez a conta de quanto vai receber de aposentadoria no futuro (seja INSS ou outro sistema) e quanto será necessário ter de complemento de outra fonte de renda? Se ainda não, pense nisso!
Como você está se preparando para prover a si mesmo o complemento de renda necessário para a sua sobrevivência quando não puder mais trabalhar? Você imagina por quantos anos irá viver sem poder trabalhar? Qual é o estilo de vida que você deseja ter nesta fase da vida? Como você está se preparando para ela?
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre Lavínia Martins, CFP®
Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE.
Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira.
Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química.
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Mais um excelente artigo! Parabens!
CurtirCurtir