Faça escolhas de acordo com a sua realidade financeira

Tudo na vida é uma questão de escolha! Tomamos milhares de decisões todos os dias, inclusive várias decisões financeiras.

Para tomar melhores decisões financeiras, é importante pensar antes de fazer e se questionar sobre quais são os impactos que aquela decisão pode gerar na sua vida como um todo.

Desenvolva o olhar para o todo. A sua vida financeira não se resume aos gastos com uma compra por impulso no shopping ou no supermercado. Além das contas fixas que temos para pagar todos os meses (aluguel, condomínio, iptu, etc), temos também as contas de valores variáveis que acontecem todos os meses (água, luz, telefone etc), e os nossos sonhos e desejos de consumo e experiências.

Olhe para onde você pode ter controle e poder de escolha, e pense se aquilo faz sentido no todo (na sua vida financeira como um todo), ou se o fato de você fazer um determinado gasto, ele não causará a falta de dinheiro para fazer outra coisa que é mais importante para você!

Desenvolva o hábito de pensar sobre quais são as suas prioridades e quando será possível realizar cada coisa na sua vida. Coloque seus projetos na linha do tempo e organize o fluxo do dinheiro para realizá-los, isso ajuda a pensar sobre as escolhas financeiras no dia-a-dia porque dá mais sentido para o quê você quer construir. Tenha consciência do que cabe ou não no seu orçamento, adeque o seu estilo de vida para o que cabe na sua renda, incluindo o valor a ser poupado regularmente para a realização dos seus projetos futuros!

Boas decisões! 😉

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010. Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é também diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros desde 2015. Ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s