O básico sobre Investimentos:

Existem várias variáveis que influenciam a tomada de decisão na escolha de um produto de investimento. Saiba considerar todas elas em conjunto para decidir de acordo com as suas crenças e valores, com consciência da sua escolha, para se tornar um #investidor de verdade, e não um “torcedor” ou “seguidor de manada”.

➡️ Risco x Retorno: saiba quais são os #riscos do produto e do mercado que você considera investir. Não existe investimento sem risco, a caderneta de poupança também tem seus riscos!!! Não existe retorno certo, a não ser nos títulos de renda fixa com taxa pré-fixada, onde você já sabe a taxa de juros que irá receber quando contrata o produto. Saiba avaliar a #expectativa de #retorno em função do risco do investimento.

➡️ Liquidez: quanto tempo leva para fazer o produto de investimento virar dinheiro de novo e ter o dinheiro disponível na conta corrente. É super importante saber isso para escolher a composição da carteira de investimentos, para saber o quê você pode resgatar a qualquer momento que precisar de dinheiro, e o quê precisa pedir o resgate com mais antecedência de quando você pretende usar o dinheiro.

➡️ Tempo: saiba quanto tempo você precisa deixar o dinheiro investido para ter o retorno esperado, e saiba adequar o tempo de maturidade do investimento com quando você precisará do dinheiro para fazer outra coisa.

➡️ Seu perfil de investidor: o perfil de investidor reflete o seu conhecimento dos produtos de investimentos e o quanto você se sente confortável em investir em cada um deles. Escolha produtos de investimentos que estejam dentro do seu perfil de investidor, para não se arrepender depois. Isso tem a ver também com a sua capacidade de aceitar e absorver perdas, caso algum dos investimentos que você escolheu não renda o retorno que você tinha expectativa quando escolheu o produto.

Escolha com #consciência, e escolha por si próprio, e não pelos outros! Desenvolva a sua #autoestima de tomada de decisão para investimentos!!! Isso é super importante!!! Ter #autoconfiança na sua própria decisão de investimento, porque você sabe que ela está de acordo com o seu desejo e expectativa, e não com o quê os outros falam!

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s