Planejamento Financeiro

O Planejamento Financeiro Pessoal é o processo de organização das finanças pessoais.

Ele ajuda a pessoa a pensar de forma organizada, refletir sobre sua vida, identificar riscos e se preparar para viver de forma estruturada seguindo um processo contínuo.

Durante o planejamento financeiro você irá pensar sobre o que deseja para o seu futuro e quais são os seus objetivos de vida, depois o consultor irá preparar o seu fluxo de caixa, balanço patrimonial e orçamento pessoal, e irá propor alternativas de como realizar seus objetivos, seja pelo aumento do seu esforço de poupança, através do corte de gastos no orçamento, seja pela melhor organização da estrutura de distribuição de seus bens, considerando a liquidez e o risco de cada classe de ativos. Ele irá acompanhá-lo durante a implantação do plano financeiro, para que você tenha com quem tirar dúvidas e para te ajudar a ter a disciplina, e ele ajudará a fazer revisões de monitoramento, para você ver se as estratégias aplicadas estão surtindo o efeito desejado e para você ver como anda seu desempenho, se é necessário ou não fazer alguma alteração no plano financeiro.

O planejamento financeiro possibilita ter uma visão completa da sua estrutura financeira e ajuda a criar a base para desenvolver a disciplina necessária para a implementação do plano financeiro, porque você terá mais consciência da sua vida financeira, planejando seus gastos e evitando gastos por impulso, aumentando o seu poder de poupança e melhorando a sua qualidade de vida.

Plan Fin figura11424602_1627643340783441_1646518018_n11325341_1677984555767663_465703865_n11376103_577322582407248_687828237_n


9 respostas para Planejamento Financeiro

  1. Fernanda Siani disse:

    Oi Lá!!! Tem alguma ferramenta, leia-se app, que vc indica para fazer o controle das finanças pessoais??? Bj

    Curtir

    • Oi Fe,

      Eu uso o velho e bom Excel… posso te enviar uma planilha! rs Existem vários apps para controle financeiro, mas eu particularmente prefiro montar meu fluxo de caixa no Excel, acho mais fácil exportar os dados do site do banco e trabalhar direto com eles do que ficar fazendo lançamentos em apps. Pense em controlar grandes números, e quando perceber que algum deles está ruim e precisa de foco, então você olha com mais atenção o que está acontecendo com ele. Controlar gasto por gasto em app acho perda de tempo, vc vai passar a vida contando cafezinhos e deixar de viver o prazer de saboreá-los! 😉 bjs

      Curtir

  2. Jefferson A. Silva disse:

    Olá Lavínia!

    Me manda seu modelo de planilha?

    Curtir

    • Olá Jeffersson, tem um post com dois modelos de planilhas, você pode escolher o modelo que mais lhe agrada e montar a sua própria planilha. A primeira começa com a Receita Líquida, que é o dinheiro que de fato entra na sua conta-corrente, e a segunda trabalha com a Receita Bruta, que o salário que está no holerite, e você coloca depois todas as deduções ao longo da planilha, tanto na parte de construção do patrimônio quanto nas despesas, porque esse dinheiro está saindo do seu bolso, embora não passe pela sua conta-corrente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s