Seu NOME é o seu maior Patrimônio

12142567_538556906331618_374972968_n

Nunca, em hipótese alguma, assuma dívidas em nome de terceiros (outras pessoas). A dívida é de quem a faz, e se você assume uma dívida em nome de outra pessoa e ela não paga, quem terá de pagar essa dívida será você, e se você não tiver o dinheiro para pagá-la, o nome que ficará sujo na praça será o seu.

Não empreste seu nome/CPF nem para filhos, nem para netos, nem para ninguém, companheiros inclusive. Imagine: se a pessoa não pode usar o próprio CPF dela para contratar um empréstimo, é porque ela provavelmente já é inadimplente, já está endividada em um valor acima do que ela é capaz de pagar.

A coisa mais importante que você tem é o seu nome no mercado, é a sua credibilidade. O quanto de dinheiro você tem aprovado para tomar empréstimos nas instituições financeiras (linha de crédito), depende da sua capacidade e regularidade de pagamento.

Tenha responsabilidade ao assumir dívidas e nunca tome empréstimos que você não possa pagar. Lembre-se de que a parcela da dívida fará parte do seu orçamento mensal, comprometendo uma parte da sua renda futura por todo o período do contrato do empréstimo. Veja o quanto ela compromete o seu padrão de vida antes de assumí-la, porque você não terá mais aquele valor (o valor da parcela da dívida) disponível para realizar os seus gastos com o custo de vida por todo o período do contrato da dívida.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.2. Crédito / Dívida e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s