Adapte sempre o seu plano ao seu objetivo.

12237071_777900545690198_1250664894_n

A única coisa que temos certeza quando fazemos um Planejamento Financeiro é de que a realidade será diferente do que foi planejado, porque na vida sempre acontecem várias coisas no meio do caminho que não tinham sido previstas antes e que mudam o rumo das coisas.

Precisamos desenvolver resiliência, que é a capacidade de se adaptar às intempéries imprevistas na vida e tirar o melhor proveito delas. Lembrem do ditado: “se te derem um limão, faça uma limonada”, quer dizer que você deve usar os recursos que já tem disponíveis em suas mãos para fazer o melhor que você puder para contornar a situação.

Portanto, o Planejamento Financeiro serve mesmo é para identificar os Riscos aos quais estamos expostos durante a vida, pensar nos Sonhos e Objetivos que desejamos alcançar no futuro, e traçar estratégias de como contornar os riscos e construir os sonhos, e, se alguma coisa der errado no caminho, precisamos identificá-la e procurar soluções alternativas, sempre mantendo nossos objetivos no foco.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e foi membro do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia Business School, em Nova York, EUA, e em 2019 se tornou alumni do MIT, o Massashutes Institute of Tecnology, ao finalizar o ACE, o Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s