Nada na vida é garantido!

16110995_1815306115350535_5156049475105456128_n

Resiliência é a palavra que define a nossa capacidade de adaptação, de se recuperar de choques.

O ser humano tem uma necessidade muito grande de buscar segurança, de sentir-se seguro, mas não percebe que o mundo muda o tempo todo. O passado nunca volta e o que foi regra em um determinado período de tempo pode nunca mais se repetir no futuro.

Precisamos aprender a viver em um mundo em constante mutação, porque ele muda mesmo o tempo todo! Precisamos aprender a ter coragem e enfrentar de frente os percalços que aparecem na nossa frente.

Por exemplo, para ilustrar: existe uma falsa percepção de segurança das pessoas que se candidatam à uma vaga no serviço público. Muitas pessoas escolhem este caminho porque acham que terão um emprego e uma aposentadoria garantidos para o resto de suas vidas, mas não percebem que mesmo o emprego público têm seus riscos, como o que estamos vendo hoje em alguns Estados que não tem dinheiro para pagar os salários dos servidores, e também a defasagem de valor entre salários equivalentes entre a iniciativa privada e no setor público. No setor público corre-se o risco de má gestão dos recursos disponíveis tanto quanto no setor privado.

Nada na vida é realmente garantido, e precisamos aprender a ter jogo de cintura para lidar com o que vier. Nossas escolhas são nossa responsabilidade, mas não temos nenhum controle sobre os outros ou sobre os acontecimentos externos à nossa pessoa.

Desenvolver a capacidade de se adaptar e ter resiliência faz parte do amadurecimento de cada um de nós. Aceitar os riscos da vida e aprender a lidar com eles da melhor forma com os recursos que dispomos no momento eleva a consciência e promove o desenvolvimento pessoal.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.1. Riscos, 2. Finanças Comportamentais e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário