Silicon Valley Day no Insper

Aconteceu nesta noite o evento Silicon Valley Day no Campus do Insper em São Paulo. O evento trouxe à cidade pessoas ligadas à algumas empresas start-ups do Vale do Silício, pólo de tecnologia situado no norte da Califórnia, na região que abrange as cidades desde San Jose, Cupertino, Mountain View e Palo Alto, até São Francisco, na costa leste do Estados Unidos, onde estão as sedes das principais empresas de tecnologia do mundo, que fazem os produtos mais inovadores que nós usamos no dia-a-dia.

O que faz do Vale do Silício o Vale do Silício?

Cultura!

Na região do Vale, como ele é carinhosamente chamado pelos seus habitantes, houve o desenvolvimento de um ecossistema baseado no capital humano (empreendedores) e financeiro (venture capital ou capital empreendedor), que levou ao surgimento de uma cultura local que abrange os seguintes fatores:

– Pensar grande, perguntar-se “E se?” e buscar coisas com o potencial de mudar o mundo,
– Pensar em escala, não só no lucro,
– Abraçar o risco, buscando oportunidades de multiplicar o capital investido por 10 vezes pelo menos,
– Meritocracia,
– Stock options: a maior parte dos funcionários tem ações e opções de ações das empresas, o que os faz sentirem-se donos do negócio, e se engajar para alcançar os resultados,
Venture Capital apostando nas empresas não só com recursos financeiros, mas também com conhecimento de gestão, o que ajuda na consolidação das empresas,
– Matar o seu próprio produto lançando um melhor que ele antes que os concorrentes o façam,
– Tolerância para a falha e o risco, considerando esses fatores como inerentes ao processo de construção da experiência e do conhecimento.

A cultura da busca pela inovação no Vale não é baseada em modelos, mas em melhores práticas. As empresas são desburocratizadas, com pouca hierarquia e a comunicação interna e externa é fluída. Há um esforço enorme para compreender o desejo dos clientes e entregar o melhor produto/serviço. A única coisa que é permanente é a mudança, as pessoas precisam se acostumar a buscar a melhoria constantemente. Para eles, ser uma start-up é uma cultura e mesmo empresas que já cresceram e saíram do estágio de start-up mantém a cultura interna de start-up, faz parte do DNA local.

Essa cultura está se espalhando pelo mundo e já chegou ao Brasil, já existem start-ups por aqui replicando a cultura do Vale do Silício, mesmo que nosso mercado de capitais não seja ainda tão desenvolvido como o de lá, mas já existem Anjos e fundos de Capital Semente e Venture Capital ajudando essas empresas a sair do mundo das ideias e irem para o mundo real, e a bolsa de valores para ser a saída do investimento feito pelos fundos (quando o fundo abre o capital de uma empresa na bolsa de valores, para reaver o dinheiro investido e pagar seus quotistas, e a empresa segue sua vida com os novos acionistas vindos através da bolsa).

Nosso maior entrave, como todos sabem, é a barreira burocrática para criar e fechar empresas, e a legislação tributária, que impossibilitam a agilidade necessária para que mais empresas sejam criadas e gerem empregos e riqueza para o país.

Como a futura geração, nosso desafio é mudar esse cenário, na busca de um Brasil mais próspero!

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em Outras Coisas ;-) e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s