Não espere sobrar dinheiro no fim do mês para poupar, o hábito de poupar deve fazer parte da sua rotina!
A melhor maneira de criar o hábito de guardar dinheiro é escolher um produto financeiro que vai receber a sua poupança todo mês, estabelecer o valor que você vai poupar, e fazer o depósito no dia em que você recebe o seu pagamento. Se você escolher, por exemplo, um fundo de investimento para fazer a sua reserva financeira, e o seu banco disponibiliza a programação da data do depósito automático neste fundo, esta é uma ótima maneira de facilitar que você faça a poupança regularmente, de forma frequente e sem esforço. Lembre-se de incluir o valor que você poupa no seu orçamento mensal e não gastar mais do que sobra na sua conta corrente, se não o valor da poupança vai embora.
Para quem é profissional liberal, uma ótima forma de criar o hábito de poupar é estabelecer um valor sobre o que você ganha para guardar para o futuro. Por exemplo, se você cobra R$ 120,00 por uma sessão/consulta/hora ou seja qual for a sua unidade de medida para a prestação de serviço, pode estabelecer de vai poupar sempre R$ 20,00 de cada prestação de serviço que você fizer. Assim sempre que você receber o seu dinheiro, você já deposita uma parte na sua reserva financeira para o futuro!
Crie o hábito de pagar a você mesmo em primeiro lugar, para ter dinheiro sempre! Assim você alcançará a liberdade de escolher o estilo de vida que você quer ter no futuro. E lembre-se de que quanto maior for o seu próprio esforço de poupança, mas dinheiro você terá no futuro para garantir a realização dos seus sonhos! Dinheiro parado na conta corrente nunca sobra, e nunca chega ao fim do mês. Pense nisso!

