Prepare-se para os Riscos da Vida

11326411_761843650604925_210720086_n

Liberdade financeira é poder escolher o quê fazer com o seu dinheiro, e independência financeira é quando se pode viver da renda gerada pelo patrimônio construído. É claro que este é um objetivo nobre, e se ele for o seu objetivo de vida, trabalhe para alcançá-lo!

Porém, antes de ser capaz de viver de renda, é importante ter em mente os riscos que corremos durante a vida e se preparar para enfrentá-los caso algum deles apareça na sua frente, se não eles podem destruir o seu patrimônio e inviabilizar o seu sonho de viver de renda.

Os Riscos da Vida são:

1⃣ Dívida: quem se endivida está contribuindo para a construção de patrimônio de quem emprestou o dinheiro para ele. A dívida custa dinheiro que poderia ser usado na construção do seu próprio patrimônio.

2⃣ Desemprego: forme uma poupança capaz de cobrir o seu custo de vida por pelo menos 12 meses. No caso de um período de desemprego não sabemos quanto tempo será necessário para encontrar uma recolocação no mercado de trabalho, então é importante ter dinheiro guardado para sobreviver neste período.

3⃣ Doença: já imaginou o estrago que o tratamento de uma doença grave como câncer, por exemplo, pode fazer nas suas finanças? Tenha um bom seguro saúde e também uma reserva financeira que seja capaz de suprir a sua necessidade de dinheiro durante o tratamento.

4⃣ Acidente: um acidente é um evento ao qual estamos sujeitos só de andar a pé na rua. De qualquer forma é importante que o seguro do seu carro tenha um valor que cubra não só o valor do veículo acidentado, mas também das vidas das pessoas envolvidas no acidente.

5⃣ Morrer cedo: o problema neste caso é deixar filhos pequenos e incapazes de se sustentar. Use um seguro de vida para cobrir este risco, contrate uma apólice que seja capaz de suprir o custo de vida dos seus filhos até a maioridade, e especifique quem será o adulto responsável por eles e pela gestão financeira do dinheiro na sua falta.

6⃣ Viver muito: com os avanços da medicina estamos vivendo cada vez mais. Olhe para os seus pais e avós, essa é a tendência da sua longevidade. Prepare-se para cobrir o seu custo de vida quando você não tiver mais capacidade de trabalhar. Essa é a reserva financeira que vai determinar a sua qualidade de vida no futuro.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.1. Riscos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s