No futuro estaremos todos velhos, vivos, e sem capacidade de trabalho

14574061_1009472902486307_1259448929909473280_n

“No futuro estaremos todos velhos, vivos, e sem capacidade de trabalho. Como você está se preparando para isso?”

É desejo de todo mundo morrer cedo e não se preocupar com a velhice, mas o fato é que estamos vivendo cada vez mais, e que isso as vezes se traduz em muitos anos além da nossa capacidade de produção de renda.

Como você irá sobreviver quando não puder mais trabalhar? Já pensou sobre isso? Está fazendo uma reserva financeira específica para isso?

Já ouvi de tudo nessa vida, tem gente que acha que é obrigação do Estado, e outros que acham que é obrigação dos filhos pagar pelo seu custo de vida na velhice. Mas que tal mudar o olhar? Qual é o estilo de vida que você gostaria de ter? Onde você gostaria de morar? Quais são as atividades que você gostaria de fazer? Qual será o tamanho do seu gasto com saúde?

Será que se você esperar pelo Estado ou pelos seus filhos você conseguirá ter a velhice que você deseja?

Essa é a diferença entre “esperar pelos outros” ou tomar a responsabilidade e formar uma reserva financeira específica para isso. Se você tiver o seu próprio dinheiro, é você quem irá determinar como será a sua velhice, e não os outros. E isso requer apenas planejamento e atitude hoje, para começar a poupar e investir de hoje até quando você puder trabalhar e produzir dinheiro, porque depois você irá viver do patrimônio que você mesmo construiu, e é ele quem irá determinar a sua qualidade de vida na velhice.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.1. Riscos, 1.5. Previdência, 2. Finanças Comportamentais e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário