No futuro estaremos todos velhos, vivos, e sem capacidade de trabalho

14574061_1009472902486307_1259448929909473280_n

“No futuro estaremos todos velhos, vivos, e sem capacidade de trabalho. Como você está se preparando para isso?”

É desejo de todo mundo morrer cedo e não se preocupar com a velhice, mas o fato é que estamos vivendo cada vez mais, e que isso as vezes se traduz em muitos anos além da nossa capacidade de produção de renda.

Como você irá sobreviver quando não puder mais trabalhar? Já pensou sobre isso? Está fazendo uma reserva financeira específica para isso?

Já ouvi de tudo nessa vida, tem gente que acha que é obrigação do Estado, e outros que acham que é obrigação dos filhos pagar pelo seu custo de vida na velhice. Mas que tal mudar o olhar? Qual é o estilo de vida que você gostaria de ter? Onde você gostaria de morar? Quais são as atividades que você gostaria de fazer? Qual será o tamanho do seu gasto com saúde?

Será que se você esperar pelo Estado ou pelos seus filhos você conseguirá ter a velhice que você deseja?

Essa é a diferença entre “esperar pelos outros” ou tomar a responsabilidade e formar uma reserva financeira específica para isso. Se você tiver o seu próprio dinheiro, é você quem irá determinar como será a sua velhice, e não os outros. E isso requer apenas planejamento e atitude hoje, para começar a poupar e investir de hoje até quando você puder trabalhar e produzir dinheiro, porque depois você irá viver do patrimônio que você mesmo construiu, e é ele quem irá determinar a sua qualidade de vida na velhice.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro, 1.1. Riscos, 1.5. Previdência, 2. Finanças Comportamentais e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s