Tome consciência da sua situação financeira para fazer escolhas melhores para o seu futuro

16584762_594796107388043_4352729593904365568_n

Um dos pensamentos que não sai da minha cabeça nos últimos tempos: como podemos provocar uma mudança cultural em nosso país? Como podemos despertar a consciência das pessoas para coisas tão simples e importantes como pensar em como será o seu próprio sustento quando elas não tiverem mais capacidade de trabalho e geração de renda?

Parte dessa mudança precisa vir da percepção de protagonismo: somos protagonistas da nossa própria história e no futuro vamos colher o que plantarmos hoje.

A principal mudança cultural que precisamos provocar no Brasil é justamente a de deixarmos de ser ou esperarmos ser tão dependentes do Estado e passarmos a cuidar por nós mesmos de nossas próprias vidas, hoje e no futuro.

Não adianta nada reclamar e dizer “mas eu pago o INSS e tenho o direito de receber no futuro”. A primeira consciência que precisamos ter é de que o sistema já não funciona mais e de que as propostas que os nossos amados políticos estão colocando na mesa são “mais do mesmo” e tendem a não funcionar também. Precisamos de uma reforma estrutural no sistema de previdência brasileiro, e precisamos de um Estado menor que possibilite aos cidadãos cuidar de suas próprias vidas.

E enquanto isso não acontece, precisamos sim cuidar de como será o nosso sustento no futuro, porque sim, no futuro estaremos todos velhos, vivos e sem capacidade de trabalho. E a qualidade de vida que teremos no futuro está diretamente relacionada com a nossa capacidade de construir e acumular patrimônio ao longo da vida, porque será este patrimônio que irá prover o nosso sustento quando não tivermos mais capacidade de trabalhar e gerar renda.

Como você está se preparando para viver no futuro?

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Planejadora Financeira, autora e palestrante sobre Finanças Pessoais, possui a Certificação CFP® desde 2010, é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira, possui 12 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química (hoje parte do grupo Dow Química). Especialista em Gestão de Patrimônio Familiar pela Columbia University, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC-São Paulo/Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.5. Previdência, 3. Educação Financeira, Outras Coisas ;-) e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tome consciência da sua situação financeira para fazer escolhas melhores para o seu futuro

  1. Excelente texto para reflexão Lavínia. As pessoas precisam ser donas de suas próprias vidas e deixar de depender do Estado.

    O nosso futuro dependerá muito do que estamos plantando hoje.

    Um grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s