Investimentos fazem o seu dinheiro valer mais ao longo do tempo

Em pleno século XXI ainda tem muita gente que tem medo de banco, e medo de governantes que fazem coisas erradas com a legislação e com o poder que é confiado à eles pela população. 😳🤔

Ideologias à parte, superem seu #preconceito contra os bancos! Por pior que eles sejam, o problema não é a existência deles, mas a concentração do mercado em poucas instituições que acaba reduzindo a competição entre eles, e a população fica com poucas opções.

Problemas de mercado à parte, é super importante guardar a reserva financeira em um produto de investimento e não em casa debaixo do colchão, porque o dinheiro perde poder de compra ao longo do tempo por causa do constante aumento de preços de produtos e serviços, efeito conhecido como #inflação!

Estude os produtos disponíveis nos bancos e nas corretoras para escolher um investimento que tenha rendimento maior do que a caderneta de poupança, como um título de renda fixa bancário (CDB, LCI, LCA), um título de renda fixa do governo (Títulos do Tesouro), um título de renda fixa de empresas (Debêntures), um título de participação na propriedade de empresas (Ações) e os fundos de investimento que são condomínios que reúnem vários investidores para comprar diferentes tipos de produtos de investimentos em conjunto.

Primeiro entenda como funciona cada tipo de investimento, e escolha aqueles que você se sentir mais confortável! Lembre sempre de diversificar e comprar vários produtos diferentes, e guarde seu dinheiro no lugar certo: no #banco ou numa #corretora de valores mobiliários!

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário