Como começar a investir?

Isso também acontece com você?

Comece estudando os produtos de investimentos disponíveis no mercado para entender como eles funcionam, escolha alguns e comece a investir neles para testar e perceber quais são aqueles de que você mais gosta!

No site da B3 Educação tem um vídeo gratuito sobre finanças pessoais, e na FGV também tem outro curso gratuito básico sobre finanças pessoais, eles falam um pouco sobre produtos de investimentos.

Entenda o quê são “Classes de Ativos” (Renda Fixa, Renda Variável, Produtos Estruturados, Investimentos Alternativos etc), e como organizar uma “Carteira de Investimentos” conforme o seu perfil de investidor (que reflete a sua tolerância ao risco dos investimentos), e o prazo de maturação dos produtos para que ele seja equivalente ao prazo de quando você precisará do dinheiro para usar para outra coisa.

Também estude sobre as #estratégias de investimentos: investimento em valor (value investing), trading, e todos os outros nomes complicados (long & short, long only…).

Entenda como o mercado compara o desempenho dos produtos de investimentos com índices de referência (benchmark) que podem ser a inflação (IPCA ou IGP-M), taxas de juros (CDI ou Selic), bolsa (índice Bovespa), etc, e saiba avaliar o desempenho dos produtos ao longo do tempo e se faz sentido ou não para você.

Entenda também quais são os #custos e os #impostos de cada produto, e qual o valor mínimo exigido para investimento, para escolher o produto que faz sentido para você!

Realmente são muitas variáveis para levar em consideração antes de investir, por isso é tão importante #estudar e avaliar todas elas em conjunto, para tomar uma decisão de investimentos com #consciência do quê você está fazendo e escolher de acordo com o quê faz sentido para você!

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s