Educação Financeira x Consultoria de Investimentos

Muita gente sempre me pede indicação de investimentos, porém precisamos entender qual é o propósito do blog e do perfil @financas_pessoais no Instragram: Educação Financeira!

Educação financeira é a transferência de conhecimento financeiro, que pode acontecer de forma gratuita, em pílulas como fazemos pela internet, ou de forma remunerada, quando um profissional ministra um curso ou uma palestra, ou publica um livro.

Já a consultoria de investimentos é uma atividade regulada pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, o órgão do governo que regula o Mercado de Capitais (ela é equivalente ao Banco Central!). Para exercer a consultoria de investimentos, o profissional precisa ter a licença de Consultor de Valores Mobiliários da CVM, e esta é uma atividade remunerada pelo cliente que procura orientação, seja para determinar a forma de distribuição da sua carteira de investimentos, ou seja para ter auxílio para a escolha de produtos de investimentos específicos.

Portanto, por mais que vocês se sintam inseguros para escolher produtos de investimentos, se estiverem começando, precisam estudar e aprender a investir sozinhos! E quando tiverem um volume de dinheiro maior, que justifique contratar um profissional para ajudá-los, pesquisem no site da CVM a lista dos profissionais que têm autorização para exercer a atividade de Consultor de Valores Mobiliários e procurem por eles!

Atenção: Assessor de Investimentos ou Agente Autônomo de Investimentos não é Consultor. Eles são representantes de Corretoras que trabalham com a venda de produtos de investimentos, e são remunerados através de comissão por produtos vendidos, como um vendedor de roupas de shopping! O trabalho deles é legítimo e autorizado pela regulação, porém não necessariamente eles vendem o produto mais adequado para você. É meio como um gerente de banco… eles são os gerentes de banco das corretoras. 🤓

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1.3. Investimentos, 3. Educação Financeira e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s