A diferença entre Orçamento e Fluxo de Caixa:

Você faz Orçamento? Sabe a diferença entre um Orçamento e um Fluxo de Caixa? Os dois são ferramentas de controle financeiro que medem coisas diferentes: o fluxo de caixa mede o passado, e o orçamento mede o futuro! O uso dessas duas ferramentes nos permite valiar o nosso comportamento financeiro, e a nossa capacidade de prever o futuro e de fazer escolhas e tomar decisões financeiras no presente!

Fazer um orçamento é pensar sobre como será o seu recebimento de renda (receita), e como você vai usar a sua renda para realizar os diversos pagamentos que você tem para fazer no futuro (despesas). Preparar o orçamento nos permite pensar com antecedência sobre como queremos usar o nosso dinheiro no futuro, e nos dá um parâmetro para tomar decisões financeiras no dia-a-dia, servindo um como um guia para fazer escolhas.

Depois é importante fazer a comparação entre o que foi Orçado e o que foi Realizado, para checar a sua própria capacidade de seguir o orçamento e colocar as suas estratégias financeiras em prática, comparando o Orçamento com o Fluxo de Caixa, para checar se você seguiu aquilo que havia previsto e se escolheu usar o seu dinheiro de acordo com as suas prioridades.

Lembre de colocar no Orçamento o valor que você vai destinar para os seus investimentos, para construir o seu patrimônio e a sua própria reserva financeira! Assim você coloca em primeiro lugar o hábito de “pagar a si próprio” para que você tenha dinheiro sempre!!!

Se você ainda não pratica o exercício do orçamento e do fluxo de caixa, que tal aproveitar esses dias para fazer isso e colocar a sua vida financeira em ordem??? Crie tempo na sua agenda para cuidar do seu dinheiro!!! 😉💰

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da Fluxo Finanças Pessoais, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, e professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9, e desde 2014 participa dos eventos do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e é ex-sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira. Possui 14 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm and Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo IBMEC São Paulo/Insper, e especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s