Organização Financeira Pessoal

O mercado financeiro no Brasil é um jogo de rouba-montes: bancos, corretoras, gestores de fundos e gestores de patrimônio disputam o dinheiro do cliente que tem dinheiro para investir.

No entanto, o Brasil é um país com 60% da população endividada, e com baixíssimo índice de poupança. O índice de poupança mede a capacidade do indivíduo de guardar dinheiro dentro da renda que ele produz. Sem guardar dinheiro não existe a construção de patrimônio e não existe dinheiro para investir.

O buraco é mais embaixo: o brasileiro sofre de falta de organização financeira pessoal. Organização financeira é a definição do que será feito com a renda disponível: quanto dinheiro será guardado, para construir quais projetos de vida, e quanto e onde será usado o dinheiro que irá cobrir o custo de vida.

Brasileiro não sabe que é responsabilidade dele produzir a própria renda e usá-la da melhor forma possível para cobrir o custo de vida atual e, também para construir seus projetos de vida, ao longo de toda a vida. O nome disso é planejamento financeiro pessoal.

O mercado financeiro confunde planejamento financeiro pessoal com investimentos. Investimento é só a última parte do processo de planejamento financeiro. Se não houver organização financeira e atitude para guardar dinheiro, não existirá investimento!

Planejamento financeiro pessoal é tudo o que é preciso fazer antes de fazer investimentos: entender a composição da renda, o custo e o tempo da realização dos projetos de vida, quanto será necessário guardar em dinheiro para realizar cada um dos projetos de vida, como fazer essa necessidade de guardar dinheiro caber no orçamento, qual é o estilo de vida desejado e qual é o padrão de gastos possível para viver este estilo de vida sem comprometer a capacidade de poupar para construir os objetivos, entendendo e se organizando também para absorver choques que possam desviar em algum momento a construção do patrimônio.

O propósito da FLUXO Planejamento Financeiro é ajudar pessoas a promover a organização financeira pessoal para criar ou aumentar a sua capacidade de guardar dinheiro e construir patrimônio ao longo da vida produtiva, enquanto ela possui renda gerada através do trabalho. Assim ela poderá alimentar o jogo de rouba montes do mercado financeiro ao fazer os seus investimentos.

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @lavinia.martins.financas. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Esse post foi publicado em 1. Planejamento Financeiro e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário