Certificações x Licenças de trabalho no mercado financeiro

Há muita confusão no mercado financeiro entre as certificações e as licenças de trabalho.

Licença de trabalho é uma autorização de trabalho concedida pelo órgão regulador do mercado no qual a atividade se insere.

Certificação é um atestado de proficiência, quer dizer que o profissional tem um determinado tipo de conhecimento atestado pelo exame ou pelo processo de certificação ao qual ele se submeteu.

Algumas certificações representam também licenças de trabalho, mas outras são independentes e podem ou não ser pré-requisito para a solicitação das licenças de trabalho junto aos órgãos reguladores de mercado.

✅ São reguladores de mercado: Banco Central, CVM, Susep e Previc.

✅ São autoreguladores de mercado: B3, ANBIMA, ANCORD, APIMEC, IBGC, Febraban.

✅ São licenças de trabalho: analista de classificação de risco de crédito ICVM521, analista de valores mobiliários ICVM598, agente autônomo de investimentos ICVM497, consultor de valores mobiliários ICVM592, administrador de carteiras de investimentos ICVM558, corretor de seguros e previdência.

✅ São certificações: CPA-10, CPA-20, CEA, CGA, CFP, CFA, AAI….

👉🏼 Estude o mercado para entender as oportunidades de trabalho e as devidas certificações e licenças de trabalho necessárias para exercer a atividade que você quer!

Sobre Lavínia Martins, CFP®

Fundadora da FLUXO Planejamento Financeiro, é planejadora financeira certificada com a Certificação CFP® desde Fev/2010. É autora do blog “Finanças Pessoais e outras coisas” e do Instagram @financas_pessoais. Foi Diretora da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e entidade responsável pela Certificação CFP® no Brasil por 4 anos. Participou do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Gestão de Patrimônio Financeiro da ANBIMA, e do Comitê Consultivo de Educação da CVM, como representante da Planejar. Foi professora de Finanças Pessoais da B3 Educação e da Idea9 por 2 anos. Participou dos seminários do networking internacional de educação financeira da OCDE-INFE durante 6 anos. Foi sócia da FinPlan Consultoria e Gestão Financeira por 3 anos, e possui 15 anos de experiência no mercado financeiro, atuando com planejamento financeiro pessoal e gestão patrimonial, e antes disso trabalhou por 3 anos em finanças corporativas de multinacionais como Louis Dreyfus Commodities e Rohm & Haas Química. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui pós-graduação em Finanças pelo Insper, especialização em Gestão de Patrimônio Familiar na Columbia Business School, em Nova York, EUA, e é certificada com o ACE: Advanced Certificate for Executives in Management, Innovation, and Technology (Certificado Avançado para Executivos em Administração, Inovação e Tecnologia) no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em Boston, EUA.
Galeria | Esse post foi publicado em Outras Coisas ;-) e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s